A novela da relação conturbada de Rihanna e seu pai acaba de ganhar mais um capítulo. Após contar para Oprah Winfrey em entrevista que já viu sua mãe ter o nariz quebrado por seu pai, a cantora do hit "Diamonds", que causou com o desfile de sua marca de lingerie na Semana de Moda de Nova York, entrou com uma ação, obtida pelo "The Blast", contra a Fenty Entertainment. A empresa de Ronald Fenty e seu sócio Moses Perkins é acusada de agendar shows, incluindo uma turnê no valor de US$ 15 milhões pela América Latina e dois shows, um na Staples Center em Los Angeles e a T-Mobile Arena, em Las Vegas, por US$ 400 mil. A cidadã ilustre de Barbados garante que o pai nunca teve autorização para agir em seu nome e que não tem relação nenhuma com os agendamentos. Na ação, ela pede danos morais e uma liminar contra a empresa de Ronald e Moses.
Essa não é a primeira vez que o sobrenome Fenty vai parar na Justiça. Em 2018, Ronald tentou patentear Fenty para usá-lo em uma linha de hotéis boutique. O U.S Patent & Trademark Office negou o pedido. Rihanna alega que já tentou escrever cartas para o pai e seu pai mas eles não ouviram e ela teve que entrar com medidas legais. O termo "Fenty está presente em diversas empreitadas da cantora. Além de sua linha de maquiagem, A Fenty Beauty, que produz até maquiagens para o corpo , a cantora assina a Fenty X Puma, colaboração com marca esportiva que faz a cabeça de celebridades e ainda a Savage x Fenty, marca de lingerie que aposta na diversidade em seus desfiles e editoriais.
Em lista divulgada pela Lyst, empresa que mensura as buscas relacionadas ao mundo fashion, Rihanna foi apontada como a nona celebridade mais influente no mundo da moda. Os itens de sua linha de maquiagem, lançada em setembro de 2017, venderam US$ 72 milhões no primeiro mês de venda. Seu consumidores gastam 5 vezes mais do que o consumidor médio de cosméticos online gasta, de acordo com pesquisa da empresa de dados Slice Intelligence. "Os consumidores da Fenty gastam US$ 438 em maquiagem por ano. O consumidores da KKW gastam US$317 e os da Kylie Cosmetics gastam basicamente US$198 por ano na categoria", diz a pesquisa. A projeção é de que a Fenty Beauty faça US$1 bilhão antes de 2022. A Puma tornou a cantora sua diretora criativa e embaixadora global em 2014. Segundo o executivo chefe da marca, Björn Gulden, em entrevista á Reuters, a estrela pop ajudou a impulsionar as vendas da linha de lazer feminina da marca, que hoje corresponde a um terço do negócio da Puma. O motivo do sucesso?Em entrevista para o Fashion United,Joanne Yulan Jong, fundadora da consultoria de estratégia de marca Yulan Creative responde: as pessoas se identificam com ela, o foco dos produtos não é só elas mas também os consumidores e são colaborações que os consumidores podem pagar.
(Por Anna Wery)