Muitos filmes icônicos poderiam ter parecido muito diferentes, já que muitas vezes os atores que os estrelavam não eram as primeiras escolhas dos cineastas. E não é diferente no caso de "Duro de Matar", com Bruce Willis no papel principal.
O ator, no entanto, não era nem de longe a primeira escolha para o papel de John McClane. Pode surpreender alguns, Richard Gere, estrela de "Uma Linda Mulher", era visto como esse personagem.
Ele foi o primeiro a ser contatado para perguntar se gostaria de estrelar esse filme de ação, no entanto, o artista recusou, apesar de ter recebido uma oferta de muito dinheiro. Gere não estava interessado no projeto. Essa informação foi revelada no livro "Casting Might-Have-Beens", de Eila Mell.
Gere recusou, dizendo que não tinha interesse no projeto. O produtor Joel Silver queria tanto Gere que acrescentou mais um milhão de dólares ao salário proposto ao ator para fazê-lo assinar.
Não podemos julgar como Richard Gere teria se saído como John McClane, mas não se pode dizer que sua recusa prejudicou a produção, já que "Duro de Matar" é um filme cult e é difícil imaginar alguém além de Bruce Willis no papel principal. Antes de poder se juntar ao projeto, no entanto, ele teve que esperar na fila, já que havia muitos outros atores à sua frente.
Voltando a Richard Gere, não é impossível que se ele tivesse aceitado o papel em Duro de Matar , sua carreira poderia ter tomado um rumo bem diferente.