Na novela "Pantanal", Alcides (Juliano Cazarré) até tenta esconder de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) o estupro que sofreu de Tenório (Murilo Benício) em uma tapera abandonada. Porém, após um tempo o peão que estará em busca de vingança abrirá o jogo com a mãe de Guta (Julia Dalavia). A novela das nove exibe o último capítulo em outubro; a data não foi ainda cravada pela Globo.
Se em 1990, Tenório se vingava de Alcides por conta de sua relação com Maria "decepando" o órgão genital do peão - na realidade, ambos acharam que o vilão o cortou fora - após 32 anos o pai de Guta decide abusar sexualmente do rival. Depois, o fazendeiro humilha o peão e lhe dá uma ordem: ficar calado e agir como se nada tivesse ocorrido.
Só que depois de um tempo, Alcides decide contar a verdade para Maria Bruaca. Contudo, segundo o colunista André Romano, do "Observatório da TV", o telespectador não irá ouvir todo o relato do amigo de Trindade (Gabriel Sater).
Vale lembrar que se a história original for mantida, Tenório acaba assassinado por Alcides, contudo Zaquieu (Silvero Pereira) acredita ser ele o assassino, chegando a assumir o crime.
+ novela 'Travessia': Leonor descobre casamento da irmã com seu ex, Moretti, e rompe relação com Guida
As cenas do estupro de Tenório contra Alcides deverá ir ao ar no sábado dia 1º de outubro. E após um tempo, o peão faz a chocante revelação a Maria Bruaca. "Ocê num contô nada pra ninguém, contô? Eu num sô mais o homi que ocê conheceu... Aquele Arcides tá morto, Maria. Eu tô morto por dentro... Tô morto", diz em um fiapo de voz quase sem segurar as lágrimas.
Nesse instante, a mãe de Guta não irá compreender muito o que Alcides quer lhe contar. "Eu num tô entendêno nada... Eu te encontrei naquele estado... Achei que ele tivesse te cortado, mais ocê tava sem nem um arranhão...", fala a sofrida dona de casa.
"O mar que ele me feiz foi muito pior (se referindo ao estupro). Eu quero í m'embora daqui o quanto antes...", sentencia o peão.