NOVELA "O RICO E LÁZARO" - semana de 15 a 19 de maio de 2017
Capítulo 46 - segunda-feira
Do alojamento, Asher (Dudu Azevedo) é levado, encapuzado. O trabalho da costureira Dalila (Juliana Kelling) é elogiado por Daniel (Gabriel Gracindo). Nabonido (Augusto Garcia) é dispensado pelo governador. Contra Shamiran (Gabriela Moreyra), Nitócris (Sthefany Brito) trama. Ao saber que Fassur (Zécarlos Machado), novamente, importunou Joana (Milena Toscano), Ravina (Marcos Breda) fica indignado. Promete não beber mais Elga (Denise Del Vecchio) em conversa com Zac (Igor Rickli). A festa do Shavuot está se aproximando, avisa Zadoque (Paulo Figueiredo). Gadise (Aisha Jambo) é aconselhada por Edissa (Robertha Portella). Para Amitis (Adriana Garambone), Dalila entrega um vestido. Ebde (André Luiz Miranda) é amparado por Joaquim (Osmar Silveira). Kassaia (Pérola Faria) foi enganada por ela, avisa Sammu (Christine Fernandes) ao encontrar Nebuzaradã (Angelo Paes Leme). Raquel (Paula Jubé) diz, preocupada, que está gorda. Os familiares são visitados por Rabe-Sáris (Gustavo Leão). No chão, dormem Tamir (Anderson Müller) e Shamir (Renato Rabelo). Vai acompanhar Rabe-Sáris até o palácio, diz Zac. Para Amitis, se declara Nabucodonosor (Heitor Martinez). Uma porção para que Kassaia não consiga engravidar lhe será dado, diz Sammu em conversa com a serva Darice (Ana Zettel). Mesaque (Sacha Bali) é espantado por Raquel, neurótica, que diz estar gorda. Nabonido é humilhado por Nitócris. De Lia (Tammy Di Calafiori), Daniel se recorda. Até o alojamento de escravos, ela e Naomi (Karen Marinho) são levadas. Ao palácio, encapuzado, chega Asher. Lior (Eduardo Mello) é ameaçado por Joel. Para um ritual com Sammu, Nebuzaradã segue ao reparar na tensão de Kassaia. Asher é recebido por Darice. No quarto da sacerdotisa, chega Nebuzaradã. Não querem que deixem Elga entrar na Casa da Lua, avisa Chaim (Henri Pagnoncelli) ao ameaçar Zabaia (Cesar Pezzuoli). Para preservar sua identidade, Kassaia tem a ajuda de Gadise para vestir um véu. Sobre Hurzabum (Rafael Almeida), Rebeca (Bruna Pazinato) conversa com Joana. Até o quarto da princesa Kassaia, Asher é levado.
Capítulo 47 - terça-feira
Com a mulher misteriosa, começa a conversar Asher ao notar o seu nervosismo. Joana é aconselhada por Dana (Graziela Schimmit). Com Kassaia, Asher fala de seu grande amor. Poderia ser a sua segunda esposa, diz Sammu a Nebuzaradã. Para o alojamento, retorna Asher. Não rolou nada com o escravo, avisa Kassaia em conversa com Gadise. Ao saber que a filha passou a noite com o escravo, Amitis fica satisfeita. Para a caçada que o rei fará, a rainha pede para Sammu pedir proteção. O comportamento de Kassaia é estranhado por Nebuzaradã. Com medo de Larsa (Ricardo Martins) ficam Lia e Naomi. Sobre a festa do Shavuot, a família de Ravina fala. Ao saber que vai participar da caçada aos leões, Evil (Kayky Brito) fica com medo. Matias (Fernando Samapio) é dispensado por Gadise quando ela fica nervosa com a presença de Ebede. Para o marido, Kassaia se declara. A divisão dos quartos em sua casa é feita por Elga. Zac lhe agrediu, diz Fassur ao encontrar Chaim. O sacerdote deve ajudar Shamir e Tamir a consumar o casamento, pede Chaim. O sumiço de sua caixa de costura é estranhado por Dalila. Ao ver a caixa de costura de Dalila na sala dos sábios, Abednego (Nikolas Antunes) estranha. Shag-Shag (Cássia Linhares) e Zelfa (Lucinha Lins) se entendem quando esta a procura. Tamir e Shamir tentam ser aconselhados por Nicolau (Raphael Montagner). O seu interesse em Hurzabum é demonstrado por Rebeca. Ao palácio, retorna o músico. As noras provocam ciúmes em Elga. A rainha acreditou que a princesa se deitou com outro homem, diz Sammu ao encontrar Kassaia. Kassaia diz que está mais próxima de Nebuzaradã e, ao ouvir, a sacerdotisa se incomoda. Não vai deixar Kassaia engravidar, diz Sammu. Os tecidos para Dalila são mostrados por Joana. O creme dado por Nitócris some e Shamiran estranha. Com o rosto todo vermelho de irritação fica Neusta (Vera Zimmermann) ao usar o creme. Sobre o plano, Namnu escuta Nitócris falando. A festa dos hebreus é autorizada por Nabucodonosor. Sobre as irregularidades nas contas do palácio, Daniel fala e Beroso (Cássio Scapin) fica tenso. Quem está lhe roubando precisa saber, diz o rei. Para ver os tecidos, Nebuzaradã pede ao encontrar, no palácio, Joana. Dana, Rebeca e Hurzabum conversam. A presença do músico é questionada por Absalom (Roger Gobeth), ao chegar. O abuso por Fassur é recordado por Naomi. No rio, ela pula, fugindo de medo ao ver Larsa. O feitor impede quando Asher tenta ajudar.
Capítulo 48 - quarta-feira
Naomi pula no rio para salvar Asher. De sua atitude, se arrepende Absalom. Naomi consegue ser salva por Asher. No palácio, Joana e Daniel se encontram. Com a desconfiança dos sábios hebreus, diz estar preocupado Beroso. A ajuda de Daniel é agradecida por Joana. Até o alojamento de escravas, Naomi é levada. Se desespera Neusta, com o rosto vermelho e irritado. Ao ver Sadraque (Gustavo Rodrigues) com sua caixa de costura, Dalila estranha. Com a caçada se diz animado Rabe-Sáris. O rei está sendo roubado por alguém, diz Daniel. Sammu é procurada por Neusta. Para confirmar se está havendo roubo, Matias será mandado, diz Daniel. Samira (Giselle Batista) e Shamir discutem com Talita (Michelle Batista) e Tamir. Para uma deusa, um bolo é preparado por Elga. Ao avistar Arioque (Felipe Cardoso), Shag-Shag sorri. Com o escravo, Kassaia finge que se deitou ao encontrar a rainha. Nitócris tenta ser alertada por Nabonido. Nitócris tentou sabotá-la, diz Shamiran. Edissa deve ser tratada melhor por Neusta, pede Ebde. Contra Nitócris vai tomar providências, diz Evil. Com Joana, Zac é gentil. Asher é mandado para o isolamento por Larsa. Arioque e Shag-Shag conversam. No calabouço, Asher é jogado. Com Dana e Rebeca sobre Zac, Joana fala. Precisa deixar o palácio, diz Edissa ao procurar Joaquim. A chegada de Fassur na casa de Zac surpreende a todos. Em seu livro escreve Daniel. Um jeito de fugir com Naomi será arrumado, diz Lia. No quarto do rei é chamada Nitócris. Ao ver Evil e Beroso no local, ela se surpreende.
Capítulo 49 - quinta-feira
Não fez mal algum à Shamiran, nega, cínica, Nitócris. Para Edissa não deixar o palácio, implora Joaquim. Veio para ajudar na divisão dos quartos, diz Fassur. Naomi deve confiar nela, pede Lia. Shamiran não pode engravidar, diz Nitócris ao procurar Sammu-Ramat. Dos filhos reclama Nabucodonosor. Com as gêmeas, Shamir e Tamir não poderão dormir antes do casamento, diz Fassur. Uma volta no palácio precisa ser dada por ela, diz Dalila. Ao perceber que o rei está protegendo Shamiran, Nitócris fica furiosa. Ao ver que Chaim chamou Fassur para aconselhar os irmãos, fica indignado Zac. Nitócris foi desmascarada, diz Evil em conversa com Shamiran. Para o jantar, Fassur é convidado por Elga. A comida do sacerdote deve ser sabotada, decidem Zac e Zelfa. De Arioque, doce, se despede Shag-Shag. Durante o jantar, começa a passar mal Fassur. Completamente concentrada na costura, Dalila causa estranhamento em Sadraque. Retornando ao palácio, Arioque é visto por Aspenaz (Saulo Rodrigues). Absalom agride Nicolau. Uma prostituta é chamada de Joana quando Fassur se deita com ela. Do seu grande amor Asher se lembra, no calabouço. Os trajes de Nabonido para a caçada aos leões provocam risos de todos, no palácio. Joaquim é proibido por Neusta de ir na caçada. Shamiran é provocada por Nitócris. Nos afazeres de casa, Joana é ajudada por Zac. Asher vai participar como isca na caçada aos leões, avisa Larsa. Com Samira e Talita, Elga discute. Chegou a hora da fuga, diz Lia em conversa com Naomi. Ao ouvir que alguém está roubando o rei, Beroso, escondido, se desespera. Para ver quem na festa do Shavuot vai fazer a leitura dos Dez Mandamentos, os hebreus discutem, na sinagoga. O governador precisa morrer, diz Beroso ao procurar Sammu-Ramat.
Capítulo 50 - sexta-feira
Tem uma ideia, diz Sammu-Ramat. Para o orador ser escolhido que se faça uma votação, propõe Oziel (Saulo Meneghetti). Deve estar chegando na cidade Ezequiel (Licurgo), diz Daniel. Para a caçada aos leões todos se preparam. A cerimônia do Shavuot é preparada pelos hebreus. Para a festa são convidados Hurzabum e Shag-Shag por Rebeca. Da festa dos hebreus vão participar, dizem Neusta e Joaquim. Se sente gorda, diz Raquel. Rumo a caçada, deixam o palácio os nobres. No comboio seguem Asher, Lior e Joel. Durante o Shavuot, Ezequiel vai ler os mandamentos, diz Daniel. Para um passeio nos jardins do palácio, Amitis diz que chamará as mulheres. Fassur discute com Ravina. Do sacerdote, reclama Zadoque (Paulo Figueiredo). Para as mulheres, nos jardins do palácio, toca Shamiran. A Festa da Colheita é iniciada pelos hebreus. Em Shamiran, Belsazar (João Barreto) derrama vinho, obedecendo as ordens de Nitócris. A princesa deve ser ignorada, aconselha Shamiran a Sammu-Ramat. Para Naomi, se insinua Larsa. Com Nitócris, discute Kassaia. Ao ver Gadise na festa, se incomoda Ilana (Claudia Mauro). O doce feito por Zelfa é elogiado por Zadoque. Com as noras, se irrita Elga. A presença das sobrinhas ao lado de Joana é questionada por Fassur. Asher é provocado por Nebuzaradã.