NOVELA "O RICO E LÁZARO" - semana de 08 a 12 de maio de 2017
Capítulo 41 - segunda-feira
Vai providenciar tudo para pôr em prática o plano, avisa Sammu-Ramat (Christine Fernandes). Para Joel, Asher (Dudu Azevedo) oferece seu alimento. Asher deve comer o alimento, manda Larsa (Ricardo Martins) ao repreender o escravo. Fassur (Zécarlos Machado) é criticado por Ravina (Marcos Breda) e Zadoque (Paulo Figueiredo). Se sente uma babilônica, diz Elga (Denise Del Vecchio). O lucro do torneio de lutas é elogiado por Beroso (Cássio Scapin). Matias (Fernando Sampaio) beija Gadise (Aisha Jambo) e Edebe-Meleque (André Luiz Miranda) flagra. O servo é reencontrado por Neusta (Vera Zimmermann). Sobre o encontro com Chaim (Henri Pagoncelli), Ravina fala. Sobre a noite anterior, Zac (Igor Rickli), Rabe-Sáris (Gustavo Leão) e Nebuzaradã (Angelo Paes Leme) conversam. Joana (Milena Toscano) é desejada por Fassur, diz Rebeca (Bruna Pazinato). Ela está gorda?, pergunta Raquel (Paula Jubé) a Shamiran (Gabriela Moreyra). A decisão de Kassaia (Pérola Faria) é avisada a rainha por Sammu-Ramat. A sacerdotisa deve trazer Hurzabum (Rafael Almeida) ao palácio, pede Amitis (Adriana Garambone). Para ser levada até a Casa da Lua, Namnu (Fran Fischer) pede para Arioque (Felipe Cardoso). Com as gêmeas, Elga discute. Os hebreus são benvindos em seu palácio, diz Nabucodonosor (Heitor Martinez) ao visitar os sábios. O servo é impedido de dizer uma palavra por Neusta, quando ela avisa que está de volta Ebede-Meleque. Para Shamiran, Nitócris (Sthefany Brito) fala mal de Evil (Kayky Brito). A sua decisão é falada a Gadise por Kassaia. A presença no palácio de Matias é reclamada por Rabe-Sáris. Sobre amor, conversam Ebede-Meleque e Joaquim (Osmar Silveira). Para conhecer a Casa da Lua, Shag-Shag (Cássia Linhares) leva Elga. Joana é presenteada por Zac. Com Shag-Shag, Elga bebe cerveja. Para ajudar Zelfa, se oferecem Samira (Giselle Batista) e Talita (Michelle Batista). Para Ilana (Claudia Mauro), se declara Ravina. Alguém está mexendo em seus trabalhos de costura, diz Dalila (Juliana Kelling). Para que Kassaia se deite com outro está tudo pronto, diz Sammu. Ao perceber a aproximação de Gadise, se esconde Ebede-Meleque. Chaim pergunta se Elga bebeu quando ela chega em casa.
Capítulo 42 - terça-feira
Da noite anterior, não se lembra Elga. De Gadise, foge Ebede-Meleque. Sobre Zac, falam Dana (Graziella Schmmit) e Joana. Em Joana, Fassur pensa. Com Lior (Eduardo Mello), Asher conversa. Darice (Ana Zettel) é dispensada por Sammu-Ramat. Kassaia é deixada dormindo no quarto quando Nebuzaradã sai. Em direção ao quarto de Sammu, o oficial é visto por Dalila. No quarto da sacerdotisa Nebuzaradã desiste de entrar. Com uma faca, Asher é ameaçado por Joel. Chaim e Zac discutem. Para se deitarem com Tamir (Anderson Müller) e Samir (Renato Rabelo), Talita e Samira dizem estar apreensivas. Com Joel, Asher briga. A atitude dos escravos é questionada por Larsa. As esposas não são distinguidas por Tamir e Shamir. Dos filhos, Chaim zomba. Oziel (Saulo Meneghetti) é dispensado por Fassur, quando ele avisa que tem um compromisso. Com Joaquim, Ebede se abre. O movito de sua ausência na noite anterior é explicado por Nebuzaradã ao encontrar Sammu. Shag-Shag é questionada por Zag. Hurzabum é ameaçado por Chaim, quando ele chega. Com Zelfa (Lucinha Lins), Elga se lamenta. O comportamento de Shag-Shag é reclamado por Hurzabum. O assunto da embriaguez está encerrado, diz Elga. O plano em prática será colocado, diz Sammu-Ramat ao encontrar a rainha Amitis. Ebede foi encontrar seu grande amor, avisa Joaquim. Ravina e Zadoque são visitados por Daniel (Gabriel Gracindo). Daniel é recebido por Nabucodonosor. Até o alojamento dos escravos vai Sammu. Um novo creme para a beleza deve ser preparado, pede Nitócris para Beroso. Vai precisar usar o escravo Asher, avisa Sammu-Ramat. Ao avistar Ebede, Gadise emudece. A chegada de Fassur em sua casa surpreende Joana.
Capítulo 43 - quarta-feira
Joana é protegida por Zac, quando ele chega e acerta um soco em Fassur. Se tornou eunuco, revela à Gadise, Ebede. Matias é aconselhado por Ravina. Joana tenta ser acalmada por Zac. No palácio, pela sua amada procura Matias. Ainda ama Gadise, diz Ebde. A chegada de Matias surpreende eles. Com Shamiran, Evil discute. Matias é dispensado por Gadise, nervosa. Aos familiares de Ravina, Samira e Talita são apresentadas. Por emprestar o Lobo de Judá, Beroso é agradecido por Sammu. O interesse da sacerdotisa em Asher é percebido por Lior. A Hurzabum, Rebeca é apresentada por Dana ao encontrar o rapaz. Shag-Shag é humilhada por Sammu-Ramat. O hematoma de Fassur é estranhado por Ravina. Ebede é amparado por Joana. À Babilônia, chegam Lia (Tammy Di Calafiori) e Naomi (Karen Marinho), as escravas hebreias. Sobre o encontro com Lia, Daniel comenta ao reencontrar os sábios. O comportamento de Gadise é estranhado por Matias. O apoio de Joana é agradecido por Ebede. Com Shamiran, Amitis gosta de conversar. No palácio, os nobres são incomodados por Neusta. O encontro secreto acontecerá nesta noite, avisa à Kassaia, Sammu-Ramat. Para falar com Joaquim, Evil pede. Amitis e Shamiran provocam ciúmes em Nitócris. Com Joaquim, Evil se abre. Para Nitócris, Nabonido (Augusto Garcia) lê as poesias. Nebuzaradã sugere uma caçada quando Nabucodonosor reclama da fraqueza do filho. Para buscar Asher, alguns guardas chegam ao alojamento de escravos.
Capítulo 44 - quinta-feira
Do alojamento, Asher é levado, encapuzado. O trabalho da costureira Dalila é elogiado por Daniel. Nabonido é dispensado pelo governador. Contra Shamiran, Nitócris trama. Ao saber que Fassur, novamente, importunou Joana, Ravina fica indignado. Promete não beber mais Elga em conversa com Zac. A festa do Shavuot está se aproximando, avisa Zadoque. Gadise é aconselhada por Edissa. Para Amitis, Dalila entrega um vestido. Ebde é amparado por Joaquim. Kassaia foi enganada por ela, avisa Sammu ao encontrar Nebuzaradã. Raquel diz, preocupada, que está gorda. Os familiares são visitados por Rabe-Sáris. No chão, dormem Tamir e Shamir. Vai acompanhar Rabe-Sáris até o palácio, diz Zac. Para Amitis, se declara Nabucodonosor. Uma porção para que Kassaia não consiga engravidar lhe será dado, diz Sammu em conversa com a serva Darice. Mesaque (Sacha Bali) é espantado por Raquel, neurótica, que diz estar gorda. Nabonido é humilhado por Nitócris. De Lia, Daniel se recorda. Até o alojamento de escravos, ela e Naomi são levadas. Ao palácio, encapuzado, chega Asher. Lior é ameaçado por Joel. Para um ritual com Sammu, Nebuzaradã segue ao reparar na tensão de Kassaia. Asher é recebido por Darice. No quarto da sacerdotisa, chega Nebuzaradã. Não querem que deixem Elga entrar na Casa da Lua, avisa Chaim ao ameaçar Zabaia (Cesar Pezzuoli). Para preservar sua identidade, Kassaia tem a ajuda de Gadise para vestir um véu. Sobre Hurzabum, Rebeca conversa com Joana. Até o quarto da princesa Kassaia, Asher é levado.
Capítulo 45 - sexta-feira
Com a mulher misteriosa, começa a conversar Asher ao notar o seu nervosismo. Joana é aconselhada por Dana. Com Kassaia, Asher fala de seu grande amor. Poderia ser a sua segunda esposa, diz Sammu a Nebuzaradã. Para o alojamento, retorna Asher. Não rolou nada com o escravo, avisa Kassaia em conversa com Gadise. Ao saber que a filha passou a noite com o escravo, Amitis fica satisfeita. Para a caçada que o rei fará, a rainha pede para Sammu pedir proteção. O comportamento de Kassaia é estranhado por Nebuzaradã. Com medo de Larsa fica Lia e Naomi. Sobre a festa do Shavuot, a família de Ravina fala. Ao saber que vai participar da caçada aos leões, Evil fica com medo. Matias é dispensado por Gadise quando ela fica nervosa com a presença de Ebede. Para o marido, Kassaia se declara. A divisão dos quartos em sua casa é feita por Elga. Zac lhe agrediu, diz Fassur ao encontrar Chaim. O sacerdote deve ajudar Shamir e Tamir a consumar o casamento, pede Chaim. O sumiço de sua caixa de costura é estranhado por Dalila. Ao ver a caixa de costura de Dalila na sala dos sábios, Abednego (Nikolas Antunes) estranha. Shag-Shag e Zelfa se entendem quando esta a procura. Tamir e Shamir tentam ser aconselhados por Nicolau (Raphael Montagner). O seu interesse em Hurzabum é demonstrado por Rebeca. Ao palácio, retorna o músico. As noras provocam ciúmes em Elga. A rainha acreditou que a princesa se deitou com outro homem, diz Sammu ao encontrar Kassaia. Kassaia diz que está mais próxima de Nebuzaradã e, ao ouvir, a sacerdotisa se incomoda. Não vai deixar Kassaia engravidar, diz Sammu. Os tecidos para Dalila são mostrados por Joana. O sumiço dado por Nitócris some e Shamiran estranha. Com o rosto todo vermelho de irritação fica Neusta ao usar o creme. Sobre o plano, Namnu escuta Nitócris falando. A festa dos hebreus é autorizada por Nabucodonosor. Sobre as irregularidades nas contas do palácio, Daniel fala e Beroso fica tenso. Quem está lhe roubando precisa saber, diz o rei. Para ver os tecidos, Nebuzaradã pede ao encontrar, no palácio, Joana. Dana, Rebeca e Hurzabum conversam. A presença do músico é questionada por Absalom (Roger Gobeth), ao chegar. O abuso por Fassur é recordado por Naomi. No rio, ela pula, fugindo de medo ao ver Larsa. O feitor impede quando Asher tenta ajudar.