RESUMO DA NOVELA "JESUS" - semana de 30 de julho a 03 de agosto de 2018
Um incêndio atinge o casebre onde moram Maria (Juliana Xavier) e José (Guilherme Dellorto). Feliz, Satanás (Mayana Moura) vê tudo. Maria é levada para o lado externo da casa por José, que a acolhe. O fogo deixa Ana (Talita Castro) e Joaquim (Maurício Mattar) aflitos. José e Maria conseguem escapar. Ao descobrir que alguém provocou o incêndio para matar Maria e José, Joaquim s surpreende. José resolve passar a morar com Maria em Belém ao lado de Sula (Isadora Cecatto) e Zebedeu (Fernando Roncato). Judeus decidem reclamar no palácio que pertence a Herodes (Paulo Gorgulho) insatisfeitos com a intervenção romana. Barrabás (Luiz Eduardo Toledo) furta uma pessoa. Os rebeldes surgem no palácio. Maria conta que não vai morar mais em Nazaré. O fogo é assunto de conversa de Efraim (Guilherme Lopes) e Asisa (Camila Mayrink). Judas Galileu (Allan Souza Lima) comanda os revoltosos. Herodes diz que todos devem ser assassinados. Barrabás decide acompanhar a aglomeração. A tropa de Herodes enfrenta os revoltosos. Arquelau (Alexandre Slaviero) fica à frente dos oficiais. Alguém atinge Barrabás. Maria dá adeus a Mirian (Victória Pozzan). Ao ver tudo arruinado diante do palácio, Simeão (Paulo Cesár Pereio) fica surpreso. Inconsciente, Barrabás é socorrido por Simeão quando ele o acha. José e Maria dão adeus aos pais dela. Ao acordar, Barrabás vai atrás de Simão Zelote (DJ Amorim). Durante a viagem de Maria e José, Judas Galileu é preso e o casal vê. Barrabás revê o irmão. Baltazar (Cridemar Aquino) e Gaspar (Tastu Carvalho) continuam na viagem na companhia de Melchior (Cassio Pandolfh) quando eles se vêem. Para fazerem um repouso, José e Maria pousam em Betania. Judas Galileu recebe sua sentença: morrer pregado na cruz. Em Betânia, Abiel (ator não divulgado) e Marta (atriz não divulgada) e Maria de Betânia (atriz não divulgada) recepcionam, na casa de Adela (Adriana Garambone), Maria e José. Quando descobrem que Maria viu um anjo, todos ficam sensibilizados. Judas Galileu é crucificado e Barrabás vê. O Satanás surge nas costas do garoto. A hospedagem de Adela e Abiel é alvo de gratidão de Maria e José. Saul (Cesar Pezzuoli) destrata Cívia (Adriana Birolli) e Simeão vê. Maria e José surgem na casa de Sula. Ela põe o casal ao lado dos bichos. As feridas pelo corpo fazem Herodes protestar. O comportamento de Sula faz Zebedeu não entender. No deserto, os magos continuam caminhando. José e Maria se acostumam com a rotina em Belém, meses depois. Uma estrela brilha com muita força e, nos campos, um pastor de ovelha desconfia. Maria passa a ter contrações.
Apressado, José vai atrás de socorro. Uma estrela brilha com muita força e, nos campos, um pastor de ovelha desconfia. Maria tem o auxílio de Sula para dar à luz. José pede ajuda ao Criador. No deserto, continuam caminhando Melchior, Baltazar e Gaspar. Herodes protesta quando os filhos se mostram aflitos. José auxilia Maria para dar à luz quando Sula não se sente bem. O anjo Gabriel (Raphael Sander) conta que o Messias nasceu. Uma quantidade enorme de estrelas-cadente corta o céu. O menino Jesus vem ao mundo. A estrela irradia intensamente, Simeão vê e fica satisfeito. Sula se acalma. Ao notar a estrela, Barrabás acha estranho. Maria e José ficam sensibilizados. O anjo e os pastores notam quando estrelas caem do céu, no campo. Sula vê sangue e não se sente bem, de novo. José se declara a Maria. Sula deve repousar, aconselha Zebedeu. José e Maria recebem a visita de pastores. José e Maria comentam da visita do anjo. Gabriel visita o garoto quando começa o dia. Maria deixa aflita Ana e Joaquim. O menino Jesus recebe a assistência de Maria. A chegada de Jesus é falada pelos pastores. O menino João recebe a assistência de Zacarias (Bemvindo Sequeira) e Isabel (Claudia Mello). Jesus passa pela circuncisão. Belchior, Gaspar e Baltazar chegam perto de Jerusalém. O menino Jesus é olhado com fascinação por todos, em Belém. Para o templo em Jerusalém, Maria e José encaminham o filho para ele ser identificado. Na cidade, aparecem Baltazar, Gaspar e Belchior. Ao lado de concubinas em um piscina, Herodes repousa. Nicodemos (Vitor Novello) e Hanna (Camila Amado), uma profetisa de idade avançada, dialogam no Templo de Salomão. Barrabás deve observar com atenção sua mula, diz José. Como gratidão ao Criador, José adquire um pomba. Nicodemos dá adeus a Hanna. Na frente de Anás (Paulo Figueiredo) ficam José e Maria. No notar que a pomba está voando acima de Jesus, Simeão chega perto. Simeão faz uma oração ao Criador ao pegar Jesus. Na cidade está acontecendo uma movimentação suspeita e contam a Herodes. Para o palácio rumam Baltazar, Belchior e Gaspar. Maria tem que demonstrar firmeza, contam Simeão e Hanna. Barrabás comete um furto e Baltazar vê. Ninguém acredita quando Simeão diz a Caifás (Ronny Kriwat) e Anás. Nicodemos suspeita. Sula começa a ter contrações, em Belém. Vão embora de Jerusalém, Maria e José. Baltazar, Melchior, Gaspar e Herodes se veem. A vinda do novo soberano é comentada por Melchior, Gaspar e Herodes.
Quando nota que Baltazar, Gaspar e Melchior estão comentando a respeito do nascimento do Messias, Herodes gargalha. Apressada, Zebedeu procura uma parteira. Simeão discursa e Maria se sensibiliza. Com a finalidade de tirar dúvidas a respeito do que os magos comentaram, Herodes pede pela presença de Anás e demais sacerdotes. O Messias virá ao mundo em Belém, segundo as profecias, comentam eles. Os magos devem ir para Belém, ordena Herodes. Nasce o filho de Sula. Surgem em Belém, os magos. Satanás inferniza Herodes. Todos só querem saber do filho de Maria e Sula não gosta. Simão Zelote recebe assistência do irmão. O anjo Gabriel recepciona os magos quando eles surgem diante da casa de Sula. Maria e José não entendem o que fazem os três magos. Antipas (Marcos Winter) e Arquelau vão à procura do pai. O menino Jesus é visto pela primeira vez pelos magos, na manjedoura que está na casa de Sula. Sula indica que crê que Jesus e Messias não são a mesma pessoa. O pequeno Jesus ganha presentes dos magos. Com o que Herodes manda, os filhos se espantam. Com medo de Herodes, os magos se negam a retornarem para Jerusalém. Maria e José pensam em como será a vida na companhia do filho. Rumo à Belém partem os oficiais de Herodes. Como Herodes planeja assassinar Jesus, a família têm que ir para o Egito, conta Gabriel a surgir na frente de José. As crianças começam a ser mortas pelos oficiais quando eles surgem na cidade. Sula afirma que não irá embora com José e Maria. O menino Jesus fica na mira de uma espada levantada por um oficial, quando ele vê a família escapando. Os oficiais estão cada vez mais próximos, notam Sula e Zebedeu. Maria e José devem escapar com Jesus, ordena o anjo quando evita a morte Dele. Antipas mostra não crer que o pai mandou que crianças sem culpa fossem mortas. A casa de Sula é tomada à força pelos oficiais. Por não ser menino, um bebê escapa da morte. Um dos oficiais mostra estar arrependido. Para o Egito, partem José e Maria.
O menino Jesus recebe a assistência dos pais, no Egito, quatro anos mais tarde. Irmãos de Jesus, Tiago Justo e José Filho estão ao lado da família. Um servo impede a morte de Herodes, que surta. É preciso haver uma matança, manda ele. Os crimes que Herodes cometeu são falados por Nicodemos e Caifás. Ao alterar seu testamento, o rei avisa que sua morte está próxima. Maria comenta sentir falta dos pais. Contam a Arquelau a respeito da saúde do pai. Elza auxilia Zacarias e Isabel, na Judeia, a cuidarem de João Batista. Arquelau chega perto do pai, que está próximo da morte. Arquelau conta que o povo ficará ao seu lado, ao atiçar o pai. Herodes perde a vida ao ter uma crise de fúria, sem poder fazer nada. A cidade é vista por Satanás. Herodes está morto, comunica um soldado. Nas ruas, judeus festejam. A morte de Herodes é falada no templo. Roma deve ser comunicada, ordena Tribuno (Edson Fieschi). Crescido, Barrabás e demais presos são soltos do calabouço do palácio. Antipas questiona quando o testamento será aberto ao saber que o pai morreu. Ao rever o Simão, Barrabás fica sabendo que a mãe foi vendida tal como escrava por Saul. É feita a leitura do testamento de Herodes. Antipas não gosta e diz para ter uma conversa em particular com Arquelau, seu irmão. Barrabás usa uma faca para apavorar Saul ao se reverem. Falta coragem a Antipas para tirar a vida de Antipas, embora apavore o irmão. É necessário escapar, conta Barrabás ao irmão. Onde está o Messias?, questionam Simeão e Hanna. Eles e a mãe jamais voltarão a se ver, diz Barrabás. É o momento de retornar para Israel, conta Gabriel ao surgir na frente de José. Arquelau fica revoltado ao ser visitado por judeus. No templo, todos devem ser assassinados, manda ele. O extermínio é visto por Satanás, que comemora. Ao caminharem, a família de Maria esbarra com um pastor. Arquelau é sádico, adverte o pastor ao falar do extermínio em Jerusalém. Na direção de Nazaré rumam eles. A família de Maria, Ana e Joaquim se reveem, depois de um tempo. A criança de Sula foi assassinada, fica sabendo Maria. Sula conta que está grávida de novo. As atitudes de Arquelau fazem Anás protestar. Maria é afetuosa com Sula. Mirian taca lama em Asisa quando ouve ela criticando Maria. Sula conta que o melhor é se afastar de Maria. Pelo retorno de Maria, Joaquim se mostra grato ao Criador. Há uma passagem de 26 anos. No deserto, surge João Batista.
Filipe (Matheus Fagundes) e André (Maurício Ribeiro), ao lado de várias pessoas, ouvem João Batista (Iano Salomão) evangelizar. No deserto, Jesus anda só. José de Arimatéia (Giuseppe Oristânio), um comerciante milionário, e Malco (Daniel Villas), o guarda do Templo, dialogam, em Jerusalém com Anás, Caifás (Eucir de Souza) e Nicodemos (Ernani Moraes). O exílio de Arquelau e a vinda de um novo governante é comentada por eles. Rumo à Jerusalém se dirigem, na estrada, Pôncio Pilatos (Nicola Siri) e seu cortejo. Na companhia do governador de Roma está Petronius (Fernando Pavão). O cortejo de Pilatos reúne sua mulher, Cláudia (Larissa Maciel), e sua filha, Helena (Julia Maggesi). A respeito de Cassandra (Cláudia Assunção), sua irmã, Petronius comenta. A vinda de Pilatos deixa Tiago Justo (Gil Coelho) aflito. A cidade é liderada por Antipas, em Tiberíades. Herodíade (Vanessa Gerbelli), sua mulher, faz de tudo para lhe ajudar. O comportamento de Caifás faz Arimatéia protestar. O que passou Edissa (Dedina Bernardelli), alvo de condenação por não deixar de ser impura, é comentado por Nicodemos a Tiago Justo. Por não ter tornado Judite (Marcella Muniz) mãe, Anás protesta com Caifás. Satanás vê. Pelo fato de João Batista conquistar fiéis, eles ficam apreensivos. Perto do Rio Jordão, João Batista evangeliza. Jesus anda só no deserto, enquanto Maria (Cláudia Mauro) e José (Michel Bercovitch), com mais idade, comentam sobre ele, em Nazaré. Herodíade faz de tudo para o marido mudar de opinião quando ele comenta que não quer ir contra o Deus dos judeus. Antipas seduz Salomé (Valentina Bulc), herdeira de Herodíade com Felipe, ao surgir no local. Herodíade não gosta. Barrabás (André Gonçalves) propõe raptar uma mulher ao falar com Simão Zelote (Rodrigo Andrade). Heroíade não deixa Salomé beber vinho, quando Antipas lhe faz o convite. Judite vai ver João Batista na companhia de Joana de Chuza (Anna Lima). João Batista tenta batizar muita gente e, perto do Rio Jordão, André e Filipe ficam nervosos. Chega perto Mateus, o publicano (Gabriel Gracindo). Joana de Chuza, Judite e os servos são vistos por Dimas (Fifo Benicasa) e Gestas (Flávio Pardal). Elas são roubadas por eles quando os irmãos dizem que podem ajudar. Ficam cada vez mais perto do Rio Jordão, Caifás, Malco e os oficiais de Roma. Joana de Chuza e Judite dizem que querem que Batista as batize. Maria mostra seu amor por José e vice-versa. Judite e Joana recebem o batizado e Caifás vê quando surge perto do Jordão. Batista encara Caifás após mandar a mulher ir embora e fazer perguntas a ele. O que é necessário para satisfazer o Criador?, questiona Mateus, o publicano. Com Judas Iscariotes (Guilherme Winter), Antipas se orienta. Herodíade faz de tudo para o marido e João Batista ficarem em posições opostas. Heroíade é a personificação do diabo, afirma Iscariotes ao falar com Heitor (Luiz Nicolau). Ao lado de Simão e demais revoltosos, Barrabás vai atrás de mais pessoas para furtarem. Caifás retorna ao Templo ao ser destratado por Batista. Joana e Chuza (Tadeu Mello) se veem. Chuza fica aflito pelo que Caifás observou. Livona (Bárbara Borges) deve contar tudo o que Judite faz, ordena Caifás ao bater boca com a mulher. O nascimento do Messias é assunto da conversa de Batista com André e Filipe. No deserto, Jesus continua. Perto do Jordão, Batista continua evangelizando. Continuam viajando Pilatos e seu cortejo. Diante dos sacerdotes, Caifás critica Batista. O séquito de Pilatos está cada vez mais perto, notam Simão Zelote e Barrabás. Petronius, responsável pela morte do pai, é visto por Simão Zelote e Barrabás. João Batista está evangelizando e Jesus vê ao chegar perto do rio.