RESUMO DA NOVELA "VERÃO 90" - semana de 25 de fevereiro a 2 de março de 2019
João (Rafael Vitti) despenca de um precipício após discutir com o irmão. Ao despertar, João se vê ao lado de Nicole (Bárbara França ) morta. Aos policiais, Vanessa (Camila Queiroz) conta que João jogou a apresentadora. Sem desconfiar que foi vítima do irmão, João é levado para a cadeia pela possível morte de Nicole. Jerônimo (Jesuíta Barbosa) não reage ao ver João ser detido e Quinzinho (Caio Paduan) fica chocado. Manu (Isabelle Drummond) admite à mãe ter medo de saber que João lhe enganou. Ao inspetor, João assegura não ter tirado a vida de Nicole. Ao oficial, Janaína (Dira Paes) obriga se comunicar com o filho. Jerônimo diz a Vanessa que o relacionamento dos dois deve ser segredo. Raimundo (Flavio Tolezano) se coloca à disposição de Janaína para ter conversa com Pavão (ator não divulgado). O oficial fica na expectativa de Jerônimo depor.
João surgiu à comemoração fora do seu estado natural, conta Jerônimo ao oficial. Manu tenta ir atrás de João na delegacia, mas Lidiane (Claudia Raia) impede. A Murilo (Marcelo Valle), Moana (Giovana Cordeiro) assegura que João não teve culpa. Ao ver que sua visão se tornou real, Madá (Fabiana Karla) se aflige. Mercedes vê que Quinzinho se feriu no braço. Como forma de interceder a favor de João, Raimundo leva Janaína a uma advogada especialista em crimes. Ao saber que Jerônimo colocou a culpa no irmão para defender Quinzinho, Mercedes fica espantada. Jerônimo recorre a Mercedes para se empregar na TV. Kika (Jennifer Nascimento) sugere a Manu que João estava com Nicole. A Galdino (Gabriel Godoy), Vanessa conta estar nas mãos de Jerônimo. Janaína ouve de Giovanna (atriz não divulgada) que João se complicou com o testemunho de Jerônimo. Janaína diz que pode dar depoimento para prejudicar Jerônimo. Janaína é humilhada por Lidiane quando tenta se comunicar com Manu. Quinzinho suplica a Larissa (Marina Moschen) não lhe abandonar. Mercedes chama Murilo para se falarem.
Mercedes (Totia Meireles) exige que Murilo (Marcelo Valle) não implique seus parentes no assassinato e que ele deve tomar conta só de João (Rafael Vitti). Mercedes recebe de Figueirinha (Lucas Domso) o levantamento a respeito de Jerônimo (Jesuíta Barbosa). Jerônimo e Vanessa (Camila Queiroz) festejam o fato de Mercedes ter lhe escolhido para dirigir a grade da emissora. Codorna (Ivo Gandra) não deve ligar Quinzinho (Caio Paduan) ao assassinato de Nicole (Bárbara França), obriga Murilo. Após fugir, Manu (Isabelle Drummond) procura João na delegacia. Ao ver que Manu não acredita que ele é inocente, João fica desolado. Na porta da delegacia, Lidiane (Claudia Raia) discute com Janaína (Dira Paes). Larissa (Marina Moschen) aceita em apoiar Quinzinho. Enquanto presta depoimento, Vanessa é cortada por Janaína, que alega que ela e Jerônimo são comparsas. Ao participar de assembleia na TV, Jerônimo deixa Herculano (Humberto Martins) espantado. Janaína fica sabendo por Herculano que o filho foi escolhido por Mercedes para ser diretor da TV. Jerônimo é exaltado por Mercedes. Janaína vai atrás de Mercedes para tirar a máscara do filho.
Janaína bate em Jerônimo e afirma que não vai deixar ele arruinar com o irmão. Janaína diz a Herculano para ele não ir mais atrás dela. Em conversa com Vanessa, Jerônimo assegura que terá a confiança dos parentes de Quinzinho. Vanessa e Galdino deixam o hotel, Horácio (Ricardo Martins) flagra e ele comunica o delegado Lopes. A Mercedes, Herculano entrega seu emprego e afirma não lhe temer. Um jornal publica matéria mentirosa sobre João e o Patotinha Mágica e o deixa espantado. Manu fica sabendo que João vai ganhar a liberdade. João fica sabendo por Giovana que vai ser difícil lhe defender por conta da repercussão do assassinato. Moana beija João e Codorna faz uma foto. Jerônimo conta que Vanessa vai trabalhar na empresa e fica empolgada. Herculano pede o divórcio litigioso e deixa Gisela (Débora Nascimento) aflita. Moana é vista na casa de João por Manu e a filha de Lidiane se espanta. Jerônimo fica com medo de encarar o irmão.
João pressiona Jerônimo para ele falar o que de fato aconteceu quando Nicole foi morta. Herculano fala com Diana e diz não entender porque Vanessa viu o crime. A João, Manu conta que crê que ele não é culpado ao ir de novo na casa dele. João não tem culpa, assegura Diego (Sérgio Malheiros) a Catraca. Diante de Larissa, Diego (Sérgio Malheiros) tira a mascara de Vanessa e ela tem a atenção chamada pela amiga. Gisela é solta pelo delegado após Quinzão (Alexandre Borges) intervir. Acham vestígios de sangue do culpado pela morte de Nicole no corpo dela e Quinzão e Mercedes ficam temerosos por Quinzinho. Mercedes telefona para Jerônimo querendo tomar conhecimento do tipo de sangue do irmão dele e recorre a Figueirinha para ele entrar em contato com conhecidos. Após o tribunal, vai ficar livre de Vanessa, afirma Jerônimo a Quinzinho. No depoimento, Herculano ficou ao lado de João, diz Murilo a Mercedes. Giovana (atriz não divulgada) fala qual é o tipo de sangue achado no cadáver de Nicole e deixa Manu, João e Janaína atordoadas.
João conta que vai encarar o Tribunal pois não teme nada. Mercedes diz a Murilo que a informação a respeito do tipo sanguíneo tem que ser passada na televisão. Madá é enfática com Álamo (Marcos Veras) ao dizer que Freda Mercúrio não a interessa. Jerônimo telefona para Fausto (ator não divulgado) e afirma que João e Janaína estão fazendo de tudo para ele alterar o depoimento. Janaína concorda com o convite de Raimundo (Flávio Tolezani) e assume o lugar do chef na cozinha dele. Quinzinho faz de tudo para justificar a Larissa onde conheceu Dandara (Dandara Mariana) e Diego e Larissa faz o mesmo. Manu faz de tudo para apoiar João. Raimundo nota que Patrick (Klebber Toledo) não tem como arcar com a conta e Raimundo o isenta do pagamento. Quinzinho joga charme para Dandara, mas ela não cede. Em sonho, Freedie Mercury sugere Madá a se exibir como vidente no programa. Jerônimo surge na casa de Manu e deixa a garota espantada.
Janaína diz a Herculano para ele não ir mais atrás dela. Vanessa e Galdino (Gabriel Godoy) deixam o hotel, Horácio (Ricardo Martins) flagra e ele comunica o delegado Lopes. A Mercedes, Herculano entrega seu emprego. Moana (Giovana Cordeiro) beija João e Codorna faz uma foto. Jerônimo conta que Vanessa vai trabalhar na empresa e fica empolgada. Herculano pede o divórcio litigioso e deixa Gisela (Débora Nascimento) aflita. Moana é vista na casa de João por Manu e a filha de Lidiane se espanta.
João pressiona Jerônimo para ele falar o que de fato aconteceu quando Nicole foi morta. A João, Manu conta que crê que ele não é culpado. Diante de Larissa, Diego (Sérgio Malheiros) tira a mascara de Vanessa. Gisela é solta pelo delegado após Quinzão (Alexandre Borges) ir vê-lo. Os policiais reconhecem vestígios de sangue do culpado pela morte de Nicole no corpo dela e Quinzão e Mercedes ficam temerosos por Quinzinho. Mercedes telefona para Jerônimo querendo tomar conhecimento do tipo de sangue do irmão dele. A advogada que representa Giovana (atriz não divulgada) fala qual é o tipo de sangue achado no cadáver de Nicole e deixa Manu, João e Janaína atordoadas.
Janaína concorda com o convite de Raimundo (Flávio Tolezani) e assume o lugar do chef na cozinha dele. Quinzinho faz de tudo para justificar a Larissa onde conheceu Dandara (Dandara Mariana) e Diego e Larissa faz o mesmo. Raimundo nota que Patrick (Klebber Toledo) não tem como arcar com a conta e Raimundo o isenta do pagamento. Quinzinho joga charme para Dandara, mas ela não cede. Em sonho, Freedie Mercury sugere Madá (Fabiana Karla) a se exibir como vidente no programa. Jerônimo surge na casa de Manu e deixa a garota espantada.
Manu fica perdida quando Jerônimo diz que lhe ama e fazer de tudo para que a garota acredite que João é culpado. Candé (Kayky Brito) e Tobé (Bernardo Marinho) notam que Madá é Freda Mercúrio e ficam espantados. Madá concorda em se exibir na emissora se passando pela vidente. Um representante da Justiça entrega a João um comunicado informando o quanto ele deve ficar longe do irmão. Larissa e Quinzinho remarcam o dia do casamento. Admiradores reconhecem Herculano quando ele passa a trabalhar em uma locadora de vídeos. Murilo estreia um programa apelativo a respeito de João.
João cogita entrar com processo contra Murilo. Janaína, Diego e João encontram o carro destruído e ficam espantados. Na universidade, Diego e Larissa olham com atenção um para o outro. Manu revela ser namorada de João e faz a empresa de cosméticos romper o contrato com ela. João recorre a Moana para ser entrevistado no jornal. Jerônimo falta ao compromisso com Vanessa e a deixa irritada. João vai atrás de Vanessa como última cartada antes de ser julgado.