RESUMO DA NOVELA "O TEMPO NÃO PARA" - semana de 03 a 08 de dezembro de 2018
Agustina (Rosi Campos) fica sabendo que congelaram Amadeu (Luiz Fernando Guimarães). O homem trazido por Florêncio (Ricardo Duque) como sendo Livaldo (Nelson Freitas) não é o pai de Samuca (Nicolas Prattes), conta Carmen (Christiane Torloni). Carmen avisa é preferível Livaldo não se aproximar de Samuca após ler seu recado. Livaldo estava prestes a se casar, mas a noiva acabou perdendo a vida, relata Mariacarla (Regiane Alves) a Betina (Cleo). Ao verem que o colchão está cheio de dinheiro, Cecílio (Maicon Rodrigues) e Menelau (David Junior) se surpreendem. Carmen, Samuca, dom Sabino (Edson Celulari) e Marocas (Juliana Paiva) se deparam com Livaldo ao surgirem na casa de Lúcio (João Baldasserini).
Em conversa com Samuca, Livaldo afirma se arrepender pelo abandono. Teófilo (Kiko Mascarenhas) tenta lembrar sem sucesso ter enchido o colchão de dinheiro. Em conversa com dom Sabino, Eliseu (Milton Gonçalves) diz que Cecílio cogita reunir os catadores em um grupo. Vera Lúcia (Talita Younan) beija Bento (Bruno Montaleone) e Nat (Malu Falangola) vê. Teófilo bota fogo no dinheiro que foi alvo de desvio e Barão (Rui Ricardo Dias) vê. Marocas está sendo alvo de envenenada por ela, conta Lúcio a Betina.
Coronela (Solange Couto) tenta botar Monalisa (Alexandra Richter) e Zelda (Adriane Galisteu) para fora da pensão, mas Teófilo não deixa. Lúcio garante que vai proteger Betina e ela desconfia. Teófilo é contratado por Barão para ser responsável por sua caderneta. Para adquirir a padaria, Elmo (Felipe Simas) arruma um empréstimo. Padre Luís (Alexandre Barros) avisa que irá para Roma com Agustina e deixa dom Sabino revoltado. Livaldo é encarado por Lúcio e o gêmeo de Emílio (João Baldasserini) admite não compreender como ele quer acabar com Samuca mesmo sendo seu pai.
Em conversa com Lúcio, Livaldo diz que precisa convencer Samuca que ele é de confiança para assim roubar os papéis. Samuca vai contra a mãe e coloca um emprego a disposição do pai na SamVita quando ele mente que quer ser empregado. A SamVita sela parceria com a cooperativa desejo de Cecílio por intermédio de Eliseu. Agustina não quer ver ela e dom Sabino juntos, sugere Carmen. Marocas deve ser assassinada, ordena Betina a Agnese (Beatriz Campos).
Em conversa com Marocas, Menelau afirma desistir da carreira de modelo na empresa. Carmen tem suas chaves furtadas pelo pai de Samuca. Helen (Rafaela Mandelli) assegura a Marocas que ela está sendo vítima de envenenamento ao analisar seus exames. Lúcio fica sabendo por Herberto (Claudio Mendes) que já sabem que Marocas está sendo envenenada. Samuca conclui que Agnese está envenenando Marocas.
Os papéis com a patente do adubo elaborada por Livaldo são roubados por ele ao invadir a casa da ex-mulher. Livaldo é visto por Carmen na casa da empresária. Dom Sabino afirma que vai tirar a vida de Livaldo e Carmen o controla. Samuca recorre a Barão para achar Agnese. Nas ruas, identificam Menelau. Cecílio recorre a dom Sabino para ter ajuda na hora de administrar a receita da empresa. Na prisão, Marocas vai atrás de Agnese e questiona porque ela quer lhe matar.