PRÓXIMOS CAPÍTULOS DA NOVELA "MAR DO SERTÃO" - resumo da semana de 12 a 17 de dezembro de 2022
Tertulinho (Renato Góes) joga Candoca (Isadora Cruz) contra José/Zé Paulino (Sergio Guizé), porém a mocinha não cede a chantagem de sentimentos. Vespertino (Thardelly Lima) dá dinheiro emprestado a José/Zé Paulino ao garantir que apoia o mocinho. Ismênia (Ana Miranda) manda o Coronel (José de Abreu) deixar a mulher dele em liberdade.
Padre Zezo (Nanego Lira) cuida do sepultamento do pai de Timbó (Enrique Diaz). José/Zé Paulino diz a Candoca que só vai sossegar quando ficar sabendo quem tentou lhe matar. José/Zé Paulino se abriga no hotel de Quintilha (Ju Colombo).
Sem querer, Xaviera (Giovana Cordeiro) confunde as roupas de Joel (Matteus Cardoso) e Márcio (Gabriel Godoy) e prejudica planos de Anita (Julia Mendes) e Cira (Suzy Lopes). Candoca e o filho fazem plano de ensinarem uma lição em José/Zé Paulino e Tertulinho.
Tertulinho deixa a mãe em liberdade. Deodora (Debora Bloch) é posta para fora de casa pelo marido.
O Coronel não volta atrás em sua decisão depois que Deodora faz de tudo para não ser expulsa por ele de casa. Candoca garante a José/Zé Paulino e Tertulinho que eles ficarão longe de Manduca (Enzo Diniz) até não serem mais agressivos.
Márcio fica apaixonado por Anita depois que Notória Alves (Júlia Lemmertz) fracassa no seu feitiço. Deodora passa a morar na casa do filho após fazer ameaças ao marido. Jessilaine (Giovanna Figueiredo) auxilia os pais a sumirem com o telefone do Coronel.
Firmino (Odilon Esteves) se declara a Lorena (Mariana Sena), e Xaviera gosta. Joel acha o telefone do pai de Tertulinho. José/Zé Paulino retorna ao hospital onde foi internado.
José/Zé Paulino acha uma enfermeira que se lembra dele. Eudoro (Érico Brás) aceita a sugestão de Lorena e Candoca para reformar o jornal. O Coronel coloca Jessilaine contra a parede por conta de doações em seu nome que se perderam, e os pais dela cogitam como guardar o dinheiro.
Deodora fica no pé do filho, e Xaviera se diverte. Cira revela a Márcio que espera um filho dele. Eudoro sugere a Laura (Eli Ferreira) para investir no jornal em prol da JM/Chaddad.
José/Zé Paulino arruma um certidão de nascimento não verdadeira de Rivaldo Pereira. Ismênia garante que Deodora faz falta ao Coronel. Candoca faz perguntas a José/Zé Paulino a respeito de sua ida ao hospital.
José/Zé Paulino engana Candoca a respeito do que descobriu no hospital. Xaviera ignora a certidão de nascimento de Rivaldo Pereira ao achar o documento com Tertulinho. Márcio trata Cira mal. O Coronel coloca Pajeú contra a parede.
José/Zé Paulino nota que Tertulinho e Deodora reagem quando ele comenta a respeito de Rivaldo Pereira. Floro Borromeu diz que o melhor é Coronel ir atrás de Candoca. Firmino assegura a José/Zé Paulino que o auxiliará a saber mais informações de Rivaldo Pereira, e Xaviera entrega ter visto o nome na casa do filho do Coronel.
Maruan (Pedro Lamin) conta a Labibe (Theresa Fonseca) que depois de se casarem, ele passa a dormir com ela novamente. O Coronel diz a Candoca que tem medo que a rivalidade entre José/Zé Paulino e e Tertulinho acabe em tragédia.
Deodora provoca o filho para ele matar José/Zé Paulino. Firmino diz para Xaviera arrumar a certidão de Rivaldo Pereira. Manduca trata Tertulinho mal. O Coronel diz a José/Zé Paulino que ele pode ficar com a propriedade de Daomé (Wilson Rabelo) para colocar ponto final no confronto dele com Tertulinho.
Lorena fica sabendo que Dagmar teve encontro com Dodôca. José/Zé Paulino e Candoca fazem de tudo para que Timbó aceite que a filha namore Tomás (Felipe Velozo). Xaviera faz aliança com Cira contra Márcio.
Márcio é afastado da empresa por decisão de Laura em decorrência dos vídeos de Cira na web. Pajeú (Caio Blat) se entrega a Deodora. Tertulinho vê quando Xaviera está revirando nas suas coisas.
Xaviera consegue simular diante de Tertulinho. José/Zé Paulino e Irma Peron (atriz não divulgada) se encontram e ela garante que iria reconhecer Rivaldo caso o encontrasse. O Coronel encara a mulher. Lorena e Dagmar (Heloísa Jorge) se mostram cúmplices e Labibe reage enciumada.
Nivalda (Titina Medeiros) e Sabá Bodó (Welder Rodrigues) aliciam Escolástica (atriz não divulgada) como cúmplices dos seus crimes. José/Zé Paulino e Irma surgem em Canta Pedra. Floro consola Cira quando na delegacia ela faz de tudo para acusar Márcio de abandono.
Tertulinho reconhece Irma ao lado de José/Zé Paulino e fica transtornado. Para Pajeú, Deodora se faz de vítima. Xaviera recorre a Timbó para achar a certidão de Rivaldo. Pajeú entra à força no quarto de Irma.