RESUMO DA NOVELA "JEZABEL" - semana de 24 a 28 de junho de 2019
Quando descobre que Hannibal (Rafael Sardão) também é pai de Baruch (ator não divulgado), Barzilai (Timóteo Heiderick) fica desiludido. Elias (Iano Salomão) chamou todos para se dirigirem ao Monte Carmelo, conta Barzilai a Levi (Leo Cidade), Queila (Juliana Knust) e Baruch. Quando surge no Monte Carmelo, Acabe (André Bankoff) dá de cara com Elias. Todos vão notar que só existe um Deus, conta Elias ao se dirigir para uma parte mais marcada e falar ao povo de Israel. Pigmaleão (Ricardo Pavão) e Thanit (Monica Carvalho) rejeitam a fala do profeta. Ele e o rei se encaram. Elias diz que dois bezerros devem ser levados, que se cortem os animais em pedaços e ponham os bichos na lenha, porém sem atear fogo. Pigmaleão e Thanit ficam intrigados com relação à prova. Para Pigmaleão e Thanit, Elias conta que deve ser feito o seguinte: cada um vai chamar o seu Deus e aquele que colocar fogo na lenha será considerado o verdadeiro Criador. Diante do que presencia, Acabe não esconde o incômodo. Elias diz que deve-se gritar com mais força quando faz pouco caso dos seguidores de Baal e Aserá. A população deve chegar perto, diz Elias. Os profetas de Baal estão caídos exaustos ou não se sentindo bem quando Elias reconstrói o altar. Elias diz que na lenha e no holocausto deve ser jogada água. Na frente do altar, Elias se ajoelha e chama pelo Criador. Um grande maço de fogo atinge o holocausto e acaba com a lenha, pedras e água, fazendo, assim, em volta do altar uma roda de fogo. Acabe se espanta ao mesmo tempo em que todos ficam encantados, as mulheres trocam abraços e os oficiais festejam. Elias chega perto de Pigmaleão e Thanit, na beira do rio Quisom, e levando uma espada afirma que a dupla mentiu para a população de Israel e fez ainda o povo ficar "cego" e, por isso, não receber um castigo. Elias crava uma espada na barriga de Pigmaleão, o matando. Em seguida, tira a arma, tira a vida de Thanit e assassina todo aqueles que seguem os falsos deuses. Quando escalam o Monte, Acabe, Obadias (Juan Alba), IB (Fábio Scalon) e Barzilai cruzam com os cadáveres. Ao despertar nu, na companhia de Jezabel (Lidi Lisboa), Tadeu (Victor Sparapane) fica sem recordar o que houve. Acabe está se arrumando para retornar ao castelo. Acabe manda que Obadias retorne para a cidade comunicando que Elias triunfou. Acabe conta que vai avisar a Jezabel quando retornar a Jezreel. À cavalo, Elias conta a Acabe que vai indicar o caminho para a cidade quando cai uma tempestade.
A queda do temporal deixa Queila sensibilizada. Para Raquel (Sthefany Brito), Micaías (Guilherme Dellorto) conta que quer se tornar seu marido. Muito feliz, Raquel ri. Micaías dá beijo em Raquel. Na rua, Obadias e Joana (Camila Mayrink) se esbarram. Joana conta que vai firmar casamento com Sidônio (Pedro Lamin) e por isso não pode retornar para casa quando o pai lhe sugere isso. Joana encara o pai quando ele afirma que não vai deixar que ela se case. Para Sidônio, Joana conta que seu pai já sabe que ela terá casamento com ele. Sidônio conta para Joana que não haverá casamento entre eles. Joana se espanta. Com a finalidade de falar a respeito de Joana, Sidônio procura Obadias. Obadias expulsa Sidônio da casa dele durante briga. Elias e Nabote (Flávio Galvão) trocam abraçam ao se verem, deixando Nabote sensibilizado. Eliseu (Ronny Kriwat) se abraça à Dalila (Narjara Turetta) e relata tudo o que aconteceu ao voltar, deixando satisfeitos Safate (Giulio Lopes) e Hannah (Juliana Boller). Os sacerdotes de Baal foram exterminados por Elias no rio Quisom, em seguida, ele foi ao topo do Monte Carmelo e a chuva veio na sequência, relata Eliseu. Ao descobrir por Barzilai que perderam a vida Pigmaleão, Thanit e os seguidores de Baal e Aserá, Hannibal se surpreende demais. Acabe está encharcado de chuva e Jezabel na ansiedade de uma resposta dele. Jezabel descobre por Acabe que os sacerdotes de Baal e Aserá foram exterminados por Elias. Jezabel se enfurece.
Acabe é desafiado pelo olhar de Jezabel, que ainda o insulta. De forma imediata, Hannibal procura por Jezabel depois que ela berra o convocando. Hannibal tem que procurar Elias na casa de Nabote e comunicar o profeta que ela vai tirar sua vida, conta Jezabel. O diálogo é ouvido por Barzilai, próximo dali. Acabe escuta tudo, mas não se mete. Os homens devem ser agrupados para enviarem a ela a cabeça de Elias, manda Jezabel a Hannibal. Hannibal vai embora correndo. Barzilai faz de tudo para alertar Elias a respeito do que Jezabel ordenou ao se dirigir à casa de Nabote. Sidônio e Adad (João Pedro Novaes) se falam a respeito de Joana e caem na risada. Miguel (Igor Cosso) e Sidônio se atracam depois que Miguel soca Sidônio. Sidônio golpeia Miguel sem parar quando o rapaz é detido por Adad, ao interferir. Ela não retornará ao castelo, avisa Joana em conversa com Samira (Laís Pinho) e Adama (Fernanda Nizzato). Atrás de Nabote, Hannibal e os oficiais andam à cavalo com muita pressa pelas ruas. Antes dos oficiais, Barzilai surge, alerta Elias e conta que ele tem que escapar. Elias se recusa. Barzilai detém o empregado e conta que ele deve relatar à rainha que Elias não foi encontrado. Elias vai embora. Safate, Eliseu e Dov (Andrey Lopes) vão encontrar Hannibal e os oficiais quando eles descem dos cavalos, tiram as espadas e se encaminham rumo à casa de Nabote. Safate, Eliseu e Dov dizem que Elias não está quando Hannibal conta que eles devem dedurar Elias. Hannibal ordena que se olhe cada canto. Fraco e triste, sem dizer nada, Elias anda. Jezabel descobre pelo empregado que Elias não foi encontrado. Barzilai conta que chegou na frente e alertou Elias que ele seria morto. Ele advertiu Elias para o profeta escapar, conta a rainha. Ao faltar com a verdade, Acabe conta que Barzilai cumpriu sua ordem. Jezabel manda um olhar ameaçador para Acabe. Jezabel se contém, porém está furiosa. Ao surgir, Hannibal conta que Elias não foi achado. Irritada, Jezabel vê o lado externo do palácio pela janela. Muito distante, Tadeu é visto por ela ao deixar sua casa carregando uma candeia. Jezabel procura por ele. Tadeu questiona o que houve na noite passada. Jezabel chega perto dele. Jezabel e Tadeu se beijam com fervor após se enfrentarem por um período.
O beijo de Jezabel e Tadeu é visto por Hannibal, que se revolta. Joana recorre a Phineas (Eduardo Lago) que dê emprego para uma pessoa cuidar da limpeza do seu quarto, uma vez que do contrário ninguém vai ter interesse nela por conta das mãos calejadas e do semblante exausto. Phineas questiona Temima (Julian Schalch) se ela não quer ficar responsável pela limpeza na taverna. Cansado, Acabe volta de viagem. Acabe resolve nomear Barzilai responsável pela tropa até repensar. Usando uma veste sexy, Dido (Juliana Xavier) está no quarto de Acabe. O rei questiona o motivo dela estar ali. Dido dá um beijo no rei após lhe falar algo no ouvido. Acabe cede. Na sua opinião, o casamento de Acabe e Jezabel vai terminar e, em seguida, ela será entregue novamente ao pai pelo rei, relata Barzilai à Queila. Queila festeja ao lado do filho. Levi tem que se dirigir ao castelo pois vai tomar posse da tropa, conta Barzilai a ele. Aisha (Adriana Birolli) se espanta quando Acabe lhe revela que vai acabar o casamento com Jezabel. Hannah reprova quando Tadeu conta que irá embora para Samaria. Acabe e Barzilai se falam a respeito dele entregar Jezabel de volta para o pai da rainha. Nesse momento, Jezabel questiona Acabe se ele quer expulsar a mãe do futuro herdeiro do trono de Samaria.
Acabe questiona a rainha se ela espera um filho. Ao mentir, Jezabel conta que a criança será fenícia. Jezabel conta que para ficar em Samaria terão que matar Elias para vingar o assassinato dos sacerdotes. Raquel se espanta ao ouvir de Temima que ela será funcionária de Phineas na taberna. Obadias se choca ao descobrir por Miguel que Joana se tornou prostituta. Jezabel ordena que Hannibal vá ao castelo. Tadeu fica com ciúme quando Jezabel dá um beijo em Hannibal. Hannibal não deve chegar perto de Tadeu, conta a rainha. Hannibal conta a IB que não deve mais pensar na rainha ao ser franco com o rapaz. Hannibal aprova a sugestão de IB: se relacionar com otura para provocar ciúme na rainha. Ao organizar um banquete, Queila dá comida para Levi e Baruch. Barzilai conta que vai se dirigir à taberna para comer. Zangada, Queila vai embora. Levi fica constrangido. Raquel diz que Phineas deve mandar Temima embora ao ir na taberna cheia de homens. Temima diz que Raquel deve ir embora pois ninguém a obrigou a ficar na taberna. Revoltada, Raquel deixa a taberna. Raquel nota que estão atrás dela. Raquel é segura pelo braço com um homem após ele andar depressa para pegá-la. Raquel desaba sobre os escombros quando é jogada pelo homem. Ele pega uma faca para fazer ameaças a Raquel. Fazendo de tudo para se livrar do homem, Raquel chora e se agita. Apavorada, Raquel berra quando o homem tira a calça, se jogando por cima dela.