RESUMO DA NOVELA "JEZABEL" - semana de 06 a 10 de maio de 2019
Levando sacos, Obadias (Juan Alba) e Isaac (Leonardo Miggiorin) fazem de tudo para deixar o palácio, e, com vestes de oficiais da Fenícia, Eliseu (Ronny Kriwat) e Micaías (Guilherme Dellorto) vão atrás deles. Batnoan (Aline Prado) manda que os oficiais vão atrás de dois hebreus que carregam sacos. Em Samaria, pelas ruas, há uma movimentação intensa. Com Hannibal (Rafael Sardão) à frente, oficiais reviram tudo querendo encontrar os profetas. IB (Fábio Scalon) diz que vai arrancar a língua do judeu aprisionado por ele caso ele não conte onde os profetas se esconderam. IB deve libertar o judeu, manda Hannibal. Jezabel (Lidi Lisboa) se revolta com Batnoam não ser capaz. Sidônio (Pedro Lamin) e Adad (João Pedro Novaes) entram à força na moradia de Emanuel (Henri Pagnoncelli) querendo achar os profetas. Raquel (Sthefany Brito) é amarrada e deixa a casa levada por Sidônio, que alega que a jovem terá que se justificar ao monarca. Amedrontadas, Yarin (Andrea Avancini) e Leah (Bárbara Maia) a seguem. Dalila (Narjara Turetta) degusta uma refeição. Ela conta à Safate (Giulio Lopes) que toda hora vem em seu pensamento se o filho Eliseu ainda vive. Pelo fato de Hannibal e Barzilai (Timóteo Heiderick) não terem capturado uma dupla de homens, Acabe (André Bankoff), diante do trono, se revolta. Jezabel adentra no local. Isaac relata para Adama (Fernanda Nizzato) e Samira (Laís Pinho) que os profetas israelitas escaparam graças a sua ajuda e que Micaías e Eliseu deixaram o palácio. A Barzilai, Acabe alega que precisam de mais reforços para o acesso à cidade. Jezabel vê. Hannibal e Barzilai acabam ofendidos pelo rei e por Jezabel. Leah questiona Raquel se os tios vão autorizar que Levi (Leo Cidade) a namore. Thanit (Mônica Carvalho) descobre por Cadmo (Cássio Nascimento) que por intermédio dele uma parte dos hebreus vai auxiliar a erguer o templo. Pigmaleão (Ricardo Pavão) afirma que para a obra ser tocada no prazo, o trabalho terá que ser em dobro. Phineas (Eduardo Lago) afirma a Levi para ele se dedicar mais para vender estatuetas dos deuses. Diante de uma movimentação, Raquel está empolgada e aos berros diz para a população esbravejar também. Raquel é levada pelo pai pelo braço e ele a faz não incitar mais o povo. A Etbaal (Luciano Quirino), Acabe assegura que o templo será entregue no prazo. Enquanto fala com Jezabel, de uma hora para outra, escuta um barulho vindo do exterior do palácio. Ao paralisar o bate-papo, Hannibal conta que vários judeus estão se dirigindo ao palácio. Acabe e Jezabel olham um para o outro, aflitos.
Os judeus se dirigem até a porta do palácio e pedem por alimentos. Acabe e Jezabel não reagem, embora escutam. Acabe afirma que não dará o que tem para os hebreus. Jezabel ordena algo a Hannibal. Ao se dirigirem ao portão, Acabe e Jezabel determinam que ele seja aberto. No lado externo, Emanuel suplica para que os manifestantes retornem para casas, do contrário serão mortos. Elias (Iano Salomão) é culpado por Acabe e Jezabel aos hebreus pela escassez de alimentos. Baal e Aserá vão levar chuva e produtividade à Samaria tão logo o templo seja construído, afirma Acabe. Acabe conta que deve haver união e não agitação ou afastamento. Parte dos hebreus toma um partido, e a outra parte, uma segunda. Os judeus e os fenícios já não se aguentam mais, estão cansados, magérrimos, sujos, molhados de suor e continuam reformando o templo a Baal e Aserá. Acabe afirma que a população a escutou e, por isso, decidiu auxiliar na reforma do templo, exaltando sua agilidade e competência. A atitude de Elias foi tomada para provar que Senhor é Deus, conta Obadias fazendo de tudo para Acabe cair na real. Barzilai procura Queila (Juliana Knust) e relata que estátuas dos deuses foram encontradas nos pertences retirados do castelo. Querendo levar as figuras de volta ao castelo, ele pergunta se pode. Entendendo que Barzilai é fiel ao Criador, Queila diz para Dido (Juliana Xavier) enviar as figuras ao castelo. Quando descobre do ocorrido por Dido, Jezabel afirma que vai procurar Barzilai. A Barzilai, Joana (Camila Mayrink) suplica para ele guardar segredo ao seu pai sobre o fato de ter sido ela quem adquiriu as figuras para Queila. Jezabel entra na moradia de Barzilai e questiona porque Queila não pode ter as figuras dos deuses. Barzilai garante não ter feito restrição, porém que Queila o respeite por ele ser fiel a um único Deus. Ao retornar ao castelo, Jezabel pede algo ao rei. Caso Hannibal seja escolhido o comandante israelita, ele vai capturar Elias, diz Jezabel ao rei.
Jezabel pergunta a Acabe se ele acha que é necessário manter Elias vivo. Acabe retruca se Jezabel quer uma outra coisa com sua sugestão. Dido relata à Joana que não se pode equiparar as mulheres da Fenícia com as de Israel. A Phineas, Levi alega que por não ser idólatra vai deixar de vender os falsos deuses. Phineas afirma a Levi que ele o deve e, por isso, não pode se demitir. Obadias recorre a Acabe com a intenção que Joana não tome mais conta de Queila e do filho. Obadias conta que sabe que a cunhada de Jezabel foi presenteada com estátuas dos deuses. Obadias diz para que o retorno dela ao castelo seja autorizado. A Hannibal, Acabe afirma que como a união é iminente, eles vão construir um reino único, sem separação. Compreendendo a fala do rei, Hannibal festeja para si mesmo. Barzilai diz para Acabe falar novamente ao se surpreender. Hannibal se mostra grato pelo rei confiar nele. Acabe afirma que a dupla será responsável pela tropa. Hannibal afirma a Acabe não ser possível dois comandarem um exército. Obadias fica ao lado de Hannibal. Hannibal diz para se escolher o comandante após um duelo dele com Barzilai. Barzilai conta que sua arma é pronta para defender Israel ao ser notado por Acabe. As mulheres do monarca trocam presentes e preparam as vestes. Aflita, Aisha (Adriana Birolli) fala com Jaali (Edu Porto) que está nervosa por conta das ameaças sofridas por Acabe. Getúlia (Hylka Maria) invade o local, se desculpa com Aisha por conta do seu desprestígio como mulher de Acabe. Acabe deixa que Hannibal e Barzilai duelem. Obadias aconselha Acabe a escolher o comandante de outra maneira, pois eles são importantes. Acabe não recua. Hannibal encara Barzilai e vice-versa. Abner (Daniel Blanco) e Hannah (Juliana Boller) relaxam após trabalharem. Nabote (Flávio Galvão) afirma ao rapaz que ele mantém seu amor pela moça e ainda não aceita o fato dela ter preferido Tadeu (Victor Sparapane). Elias está à beira do rio, contemplando o firmamento. Dov (Andrey Lopes) é questionado pro Elias o que o aflige. Dov admite temer ser encontrado e assassinado pelos oficiais da Fenícia. Elias afirma que o Criador mandou que ele permanecesse naquele local. Acabe é questionado por Etbaal se não teme ficar sem o general. Jezabel apoia o rei. Etbaal encara a filha e afirma que ela não devia interceder ao rei para Hannibal assumir a tropa. Obadias intercede a Acabe para que os generais não duelem. Acabe assegura que o embate vai haver alegando não estar com remorso. Com pose, Hannibal surge ao lado de IB, Sidônio e Adad. Hannibal encara Barzilai e vice-versa.
Acabe discursa no momento em que antecede a luta. Jezabel simula não estar tensa com o embate. No embate, Barzilei tira a arma de Hannibal ao lhe aplicar vários golpes e chutes, jogando o rival no chão. Hannibal faz de tudo para pegar a arma, porém Barzilai joga a espada para um lugar distante e mira sua arma no pescoço do rival, de forma contundente. Acabe ordena que as armas sejam recolhidas já. Barzilai mira a Acabe. A ansiedade é geral. Barzilai levanta a arma e a coloca diante de Hannibal, sem lhe matar. Na companhia de Jezabel, Acabe ri. Etbaal não gosta. Os hebreus festejam o sucesso do general e Jezabel vê. Dido auxilia Queila a comer. Barzilai e Hannibal vão ser responsáveis pela tropa israelita e fenícia, avisa Acabe. Barzilai se espanta quando a tropa de Israel encerra a revolução. Ao falar com IB, Hannibal admite que para ele teria sido melhor a morte a humilhação. Acabe a pegou de surpresa com sua escolha, conta Jezabel a Acabe. Barzilai tinha que ter tirado a vida de Hannibal, conta Acabe à princesa. Etbaal põe a culpa na filha durante discussão. Etbaal recorre à filha para fazer uma cerimônia. Jarbas (Alex Brasil) procura Hannibal afirmando que o rei precisa lhe falar. Barzilai com poucos ferimentos retorna a casa. Joana lhe dá parabéns. Dido joga charme para ele. Barzilai questiona Queila sobre sua saúde e entrega brinquedo ao filho dela. Acabe planeja um banquete e recorre a Obadias para Jezabel ficar sabendo. Obadias não encontra a princesa ao ir atrás dela em seu quarto.
Obadias esbarra com Isaac e questiona se ele sabe onde está Jezabel. Isaac afirma que a princesa está em cerimônia fenícia. Baruchi se diverte com bonecos e soldados. Queila vê e aprova. Dido diz que pode cuidar das suas feridas quando ele limpa sua arma. Acabe fica sabendo por Obadias que Jezabel está orando ao deus Baal. Acabe simula sua reprovação. Obadias faz oração ao Criador em nome da população para o coração do monarca se amolecer. annibal, IB, Sidônio e Ada não deixam Eliseu passar quando cruzam com ele. Hannibal fica espantado ao ver que se trata de Eliseu. Eliseu não diz onde Elias está ao ser questionado por Hannibal. Hannibal atinge Eliseu com soco e o derruba. Sidônio coloca uma corda no braço. Ele deve ser mandado para o castelo, manda Hannibal. Tadeu e Safate esbarram com Elias. O trio troca abraços. Aisha recorre ao rei para ir atrás de Joana na moradias de Barzilai. Phineas conta a Acabe que encontrou Baltazar na cidade. Acabe ordena que o profeta seja levado até ele. Eliseu é encaminhado ao rei. Acabe diz para Jezabel ser convocada e que Eliseu vai revelar onde está Elias. Acabe fica sabendo por Saulo que Jezabel não quer ir ao local. Eliseu é encarado pelo rei para dizer o paradeiro dos demais profetas.