RESUMO DA NOVELA "JESUS" - semana de 25 de fevereiro a 01º de março de 2019
Cláudia (Larissa Maciel) e Pilatos (Nicola Siri) se encontram quando ela retorna da rua, decepcionada por não ter achado o Messias e ele indo atrás dela. Caifás (Eucir de Souza) é chamado por Pilatos quando ele fica surpreso ao saber que Lázaro (Vandré Silveira) foi trazido de volta à vida. Querendo que não acreditem em Jesus, o Sumo-Sacerdote e Anás (Paulo Figueiredo) resolvem tirar a vida de Lázaro. No interior do palácio, Dimas furta e deixa Satanás (Mayana Moura) feliz. O anjo Gabriel (Raphael Sander) evita que Terencius (ator não divulgado) tire a vida de Lázaro.
Um deficiente visual volta a enxergar por intermédio do Messias (Dudu Azevedo). Almáquio (Zeca Richa) convoca os soldados quando fica sabendo que Dimas (Fifo Benicasa) roubou as bijuterias. Judite (Marcella Muniz) acerta o pai quando ele faz de tudo para ela não escapar. Judite busca esconderijo na carroça após esbarrar com Dimas e Gestas (Flávio Pardal). Os oficiais de Roma dizem que Dimas e Gestas estão presos, surpreendendo os dois. Judite simula ter sido raptada quando a acham na carroça. Ao ficar sabendo que a mulher queria escapar, Caifás (Eucir de Souza) conta para Judite que ela vai ser alvo de apedrejamento até morrer. Acontece o casamento de Deborah (Manuela Llerena) e Tiago Justo (Gil Coelho). Jogam pedras em Judite. Lázaro (Vandré Silveira) e Suzana (Bárbara Reis) se tornam marido e mulher. Dias mais tarde. O Messias e seus apóstolos são encontrados pelos fariseus, que se dirigem a Jerusalém para a Páscoa. Jesus prega a respeito do reino do Criador e da chegada do filho de Deus.
Aos apóstolos, o Messias conta que eles vão se dirigir a Jerusalém ao se reunir com eles. Jesus conta que no local Ele vai ser dado aos sacerdotes mais importantes e escribas e estes vão dizer que ele deve morrer. Porém, três dias depois, vai voltar à vida. Os apóstolos ficam com calma e concluem que o término está perto.
Bartimeu (ator não divulgado) fica são por intermédio do Messias. Betânia (Jéssika Alves) molha os pés do Messias usando nardo, herança do pai dela, e usa o seu cabelo para secá-los. Os presentes ficam sensibilizados e o Messias se agrada. Judas (Guilherme Winter) é uma exceção. Caifás diz que irá compensar aquele que lhe contar onde o Messias está. Barrabás (André Gonçalves) ri ao comemorar após atingir Petronius (Fernando Pavão), que é traído por um revoltoso.
Ao despertar, Petronius vê Cassandra (Cláudia Assunção) presa a uma árvore. Petrônius é encarado por Barrabás. Barrabás passa a incendiar os ramos. Satanás (Mayana Moura) ri. Cai um temporal. Barrabás e Satanás ficam revoltados. Ri feliz o anjo Gabriel (Raphael Sander). Prendem Barrabás. Petronius avisa que Barrabás vai ser crucificado por conta do seu ato. O Homem Encurvado fica são por intermédio do Messias, que está envolvido por várias pessoas. Bartimeu revê Eloah. João (Rafael Gevú) e Tadeu (Ricky Tavares) são convocados pelo Messias, que avista o Monte das Oliveiras. Eles devem se dirigir até o portal da cidade e pegarem um jumentinho, no qual ninguém montou, diz Jesus. Com semblante de paz, o Messias avista o longe.