NOVELA "GÊNESIS" - resumo dos capítulos da semana de 29 de março a 2 de abril de 2021
Amat (Regina Sampaio) ganha ajuda na cozinha. Abrão (Zécarlos Machado) aparece na casa da mãe. Terá (Júlio Braga) chama a atenção de Abrão, que continua firme em relação a Sarai (Adriana Garambone). Nadi (Esther Góes) briga com Iscá (Prisma da Mata). Prestes a se casar, Ló (Emilio Orciollo Netto) é apoiado por Abrão, seu tio. Abrão ganha um ídolo de Naor (Jorge Pontual), se enfurece e destrói todas as figuras. Novo governante de Ur, Yafeu (Rodrigo Phavanello) está pronto para recepcionar a comitiva que vem do Egito. Yafeu prepara uma armadilha contra os egípcios, para que Terá leve a culpa. Abrão é forçado a conseguir uma segunda mulher. Ló fica com medo de não atender Ayla (Elisa Pinheiro). No Egito, o faraó Amenemhat (André Ramiro) fica sabendo que irá se casar com Agar (Hylka Maria). Kanope (Sidney Guedes) é acusado pelo faraó. Adália (Carla Marins) ouve relatos sobre Sodoma. O casamento de Ló e Ayla é realizado por Terá. A casa de Terá é incendiada pelo grupo de Yafeu. O pai de Agar é julgada diante de Khen (Pérola Faria) e Aat (Bianka Fernandes), mulheres do faraó, no Egito. Amat e Terá se dereclaram. Eliézer (Ronny Kriwat) conta sobre o incêndio na casa.
Todos ficam aflitos com o fogo que atinge a casa de Terá. No julgamento do pai, Kanope, Agar pega a todos de surpresa. O grupo de Yafeu entra à força na casa de Terá. Amat perde os sentidos. Milca (Tatyane Goulart) começa a ter contrações. Aat e Khen palpitam sobre o que deve ser feito com Agar. O filho de Milca nasce. Como ordem, Agar acompanha o pai ser condenado. Aat e Khen determinam que cargo Agar irá ocupar no palácio. Terá conta que irá embora de Ur. Adália dá adeus a Naor. Ayla se surpreende ao descobrir que Ló é pobre. Massá (Marcos Winter) mata Yafeu. O grupo de Terá vai embora de Ur rumo à Canaã.
Massá é violento ao deixar Ur. Terá se mostra grato a todos que estão na comitiva. Ayla e Ló brigam. Sarai pede novamente para Abrão ter uma segunda mulher. Ziva (Ana Paula Tabalipa) avança em Adália e Gate (Mario Bregieira) os pegando de surpresa. Naor suspeita de Massá. A mãe procura Agar no palácio. Massá continua viajando. Aat se utiliza e Agar ser frágil. Abrão e Sarai continuam decididos na caravana liderada por Terá. Agar atende o que Aat diz. Ló passa a ser impaciente com Ayla. Em Sodoma, Bera (Charles Paraventi) dá um castigo cruel a um cidadão. Ló mostra interesse quando Ayla diz que gostaria de se mudar para Sodoma. No Egito, Agar recebe missão não usual de Aat. Lotam (Ricardo Blat) e Tauro (Fernando Val) armam arapuca para Ló e Ayla.
Ló é acusado de algo por Lotam. Aat força Agar a executar o que ela mandou. Anziety (Paulo Lessa) fica afim de Agar. Terá e Lotam chegam a um acordo. Agar reprova o que lhe foi ordenado. As filhas de Lotam furtam o leite extraído das cabras. Aat destrata Agar de maneira firme. Surpreendem as filhas de Lotam na hora do roubo. Maresca (Thaís Muller), com medo, resolve escapar. O comportamento de Aat faz o faró e Khen nada entenderem. Na caverna, os homens vão atrás de Maresca. Morcegos avançam em Maresca e ela grita, aflita. Abrão e Eliézer acham um tesouro.
Abrão conversa com a mulher sobre o que achou na caverna. Aat castiga Agar e a deixa com medo. Terá comemora o achado do filho mais velho e lhe comunica algo bom. Helda (Izabella Bicalho) recorre a Adália para assistir às filhas, Mila (Amanda Grimaldi), Michal (Jéssica Juttel) e Maresca. Alom (Marcelo Arnal), Gate e Azel (João Villa) ficam afim das moças. Terá resolve ir para Canaã depois. Terá batiza o vilarejo com o nome de Harã (Ricky Tavares ). Terá cobra algo de Abrão e magoa o filho. Aat faz elogios a Agar. Abrão se emociona ao ouvir a voz de Deus (Flávio Galvão). Em Sodoma, Lúcifer (Igor Rickli) conquista o povo. Aat passa um novo dever a Agar. Simei (Alexandre Slaviero) e Lotam planejam casar os filhos. Massá deixa Adália boquiaberta. Abrão relata algo novo ao pai.