"GÊNESIS" - resumo dos capítulos da novela de 28 de junho a 2 de julho de 2021
Lia (Bruna Perdigão/Michelle Batista) é punida pelo pai (Labão, Brenno Leone). Isaque (Guilherme Dellorto) deixa decepcionado Jacó (Enzo Barone/Miguel Coelho). Jacó sofre ameaça do irmão (Esaú, Breno Morais/Cirillo Luna). Amir (Luidi Porto) fala algo e abala Lia. Rebeca (Bárbara França) é ignorada por Esaú. O destino de Gate (Gustavo Machado) entristece Debora (atriz não divulgada/Camila Amado). Betuel (Roberto Bomfim) deixa Zilpa (Kiria Malheiros/Ingra Lyberato) sem jeito com seu comportamento. A Esaú, Jacó determina algo.
O comportamento de Esaú abala totalmente Rebeca. Isaque conta que é o momento de ir embora do acampamento. Jacó se irrita com o que o pai diz. Isaque ouve Deus (voz de Flávio Galvão). Isaque e sua comitiva, passados 30 dias, chegam ao acampamento de Chaim (Felipe de Souza/Rafael Queiroz/Tadeu Aguiar). No harém do monarca, Hannah (Yris Sampaio) tem uma crise de choro, desconsolada. Labão faz de tudo para confortar Lia. Isaque se choca com o que Abimeleque (Leonardo Franco) pede.
O rei chega perto e Isaque treme. Débora é verdadeira com Najla (Virginia Cavendish). A Bachir (Caetano O'Maihlan), Ismael (Iano Salomão) dá um potente veneno. Betuel faz de tudo para assediar Zilpa, só que não se dá bem. De maneira sedutora, o rei dirige seu olhar para Rebeca. O pedido de Bachir deixa Hannah petrificada. Lúcifer (Igor Rickli) surge diante de Esaú.
A Abimeleque, Rebeca e Isaque dão explicações. Nasce Bila (Mirella Sabarense/Allana Lopes), filha de Yarin (Cacau Melo/Andréa Avancini). Lia é fraca com Zilpa a respeito de Betuel. Após 6 meses, Rebeca e Isaque festejam a plantação farta. Atiçado por Lúcifer, Abimeleque decide resolve ter atitude de surpresa contra o marido de Rebeca. O fim de Betuel pega Labão desprevenido. O que Yarin diz, choca Lia. Chaim e Bachir têm um embate. Abimeleque diz que precisa falar com Isaque.