NOVELA "GÊNESIS" - resumo dos capítulos da semana de 24 a 28 de maio de 2021
A população tenta entrar de qualquer forma na casa de Ló (Emílio Orciollo Netto). Pegam Lúcifer (Igor Rickli) de surpresa. Os arcanjos dão o aviso final a Ló antes de Sodoma ser arrasada. Agar (Hylka Maria) se surpreende com o que Abraão (Zé Carlos Machado) diz. Os arcanjos ordem que Ló e a família abandonem Sodoma, mas não olhem para trás. Ló faz um alerta para as filhas e a mulher, enquanto escapam, porém Ayla (Elisa Pinheiro) acaba descumprindo a ordem dos anjos. A população corre aflita enquanto bolas de fogo veem do céu. Ayla tem seu destino traçado por conta de sua curiosidade. Ismael (Henrique Camargo) sofre um acidente. Abraão nota a devastação.
Ayla deixa Ló e as filhas, Paltith (Polliana Aleixo) e Tamires (Débora Ozório), fora de si. Abraão fica sabendo do que ocorreu com o seu filho. Abimeleque (Leonardo Franco), rei de Gerar, planeja em como castigaro filho de Najla (Virginia Cavendish). No acampamento, todos são pegos de surpresa com uma nuvem de fumaça enquanto Abraão fala algo positivo sobre seu filho com Agar. Ao fugir de Sodoma, Ló faz de tudo para ter um novo futuro com as filhas. Abimeleque avisa como o filho, Omar (Vitor Figueiredo), será castigado. Ismael cogita punir Massá (Marcos Winter). Abraão conta que eles terão que ir embora.
Agar discute com Sara (Adriana Garambone) ao sair em defesa de Ismael. Abimeleque não recua de castigar o filho. Abraão e sua comitiva largam o acampamento. Abimeleque usa disfarce para ver Omar. Omar e Leora (Clara Galinari) se veem pela primeira vez. Abraão festeja quando Sara fica enjoada. Massá não sente confiança em Omar. Ismael decide sabotar Massá. Sara é pega de surpresa por Abimeleque.
Omar é alvo de ameaça de Ismael. Abraão promove casamento de Gael (Guilherme Boury) e Eliza (Ingrid Conte). Abimeleque deixa Najla na saia-justa. Paltith deixa o pai bêbado para realizar um plano macabro. Abimeleque ordena que lhe tragam Sara. Ismael cogita matar Massá. O rei Abimeleque propõe algo e deixa em choque Abraão e Sara.
A gestação de Sara deixa Agar transtornada. Tamires concorda em ficar bêbada após Paltith insistir. Massá e Adália (Carla Marins) são vítimas da armação de Ismael. Sara se dirige ao aposento do rei. Abimeleque está perto de agarrar Sara, quando o filho aparece. Paltith convence Tamires a continuar com o plano, na frente do pai, bêbado. Meses depois, Sara diz que as mulheres fracassam ao tentar parir. Adália entrega Ismael para a mãe. Ló se choca diante da situação de Paltith e Tamires.