Rafaella Justus tem dado o que falar na web nos últimos dias ao exibir o resultado de sua rinoplastia. A jovem, de 14 anos, passou pelo procedimento há quase um mês. Tamanha repercussão vem acompanhada, também, de algumas críticas. Ticiane Pinheiro, mãe da adolescente, precisou se posicionar para defender a filha em uma página da web.
Segundo informações da revista Caras, uma página de entretenimento no Instagram publicou uma notícia relacionada à cirurgia de Rafaella com uma foto antiga. Sem nenhuma sinalização de que se tratava de um registro anterior ao procedimento, muitos seguidores deixaram comentários em tom pejorativo; alguns deles diziam que ela não havia mudado nada.
Ticiane apareceu na página, teceu elogios à filha e, de forma discreta, fez o devido esclarecimento com relação à imagem. "Linda demais minha filha! Essa foto é de antes da correção", escreveu a apresentadora, que também é mãe de Manuella, fruto do casamento com César Tralli.
Com a repercussão da rinoplastia de Rafaella, muitos internautas se perguntaram se é recomendado uma cirurgia do tipo em alguém tão jovem. Em conversa com o Purepeople, o cirurgião plástico Dr. Regis Ramos tirou dúvidas em relação ao procedimento em adolescentes.
O profissional ressalta que, embora seja recomendada a partir dos 16 anos, quando o nariz já está completamente desenvolvido, a rinoplastia também tem suas variáveis e não depende de uma regra geral. "Em alguns casos, a cirurgia pode ser realizada a partir dos 13 anos, principalmente quando há necessidade de intervenção funcional, aproveitando para fazer também a parte estética, assim como o caso de Rafa Justus", comenta Regis.
No entanto, o doutor não descarta a possibilidade de riscos do procedimento em adolescentes antes dos 16 anos. "A rinoplastia pode afetar o crescimento e a estrutura nasal em adolescentes em desenvolvimento devido ao fato de que o nariz ainda está em fase de crescimento durante a adolescência. Por isso, é importante procurar um profissional experiente para realizar um bom planejamento cirúrgico, importante lembrar que o paciente ainda está em fase de crescimento, de modo a evitar possíveis complicações e garantir um resultado satisfatório", explica.