Paulo Vilhena foi um dos grandes destaques da novela "Coração de Estudante" (Globo, 2002), que chega ao fim nesta semana no Viva (veja aqui os principais finais da trama). Na história a ser substituída por "Corpo Dourado", o ator deu vida ao estudante Fábio, apaixonado por Luciana (Jana Palma) e morador de uma república.
Nesse núcleo, Paulo contracenou com outros nomes como Betito Tavares. O artista deu vida ao humilde Cardosinho, que esconde suas origens, é funcionário do clínica do dentista Armando (Ricardo Petraglia) e se apaixona por Eneida (Ana Carbatti). Infelizmente, Betito morreu aos 42 anos em 14 de dezembro de 2022 após uma década longe dos palcos e dos estúdios.
O ator da novela "Coração de Estudante" havia sido diagnosticado com esquizofrenia. Por conta do diagnóstico, Betito, segundo contou sua irmã ao portal Uol, passou a ficar extremamente triste. A situação piorou quando não conseguia retornar ao meio artístico.
Vieram o sentimentos de solidão e de medo, por um possível desprezo. Foi difícil cair a ficha de que havia um problema psiquiátrico. Quando a gente percebeu, foi difícil fazer ele entender que tinha. Ele não aceitava o problema...", lamentou Milena Tavares, irmã dele.
"Quando a gente conseguiu fazer algo, já estava um pouco avançado. Passamos uns oito anos tentando (...). (Ele) Não queria o tratamento", prosseguiu. Só em 2021, Betito aceitou o tratamento com medicações. No mesmo ano, foi internado por seis meses.
"Ele estava controlado, tomando remédio, fazendo o tratamento, mas, infelizmente, não aguentou o tratamento, não aguentou a tristeza, não aguentou a vida que ia para um caminho que ele não queria. E tirou a própria vida", sacramentou.
Com o agravamento da doença, não conseguia mais decorar os textos. O que impediu seu retorno à TV. ""Isso fez com que ele ficasse triste, ainda mais. A esquizofrenia provoca depressão... É muito difícil ver um transtorno tirar o brilho tão grande de pessoa. Há muito preconceito e ele ficou sozinho. Tinha fama, visibilidade e, de repente, a doença tirou tudo", finalizou.