A atriz britânica Maggie Smith morreu na manhã desta sexta-feira (27), aos 89 anos. A informação foi confirmada pelos filhos da estrela, Toby Stephens e Chris Larkin, em nota. A causa do falecimento ainda não foi divulgada.
"Uma pessoa que prezava intensamente pela privacidade, estava com amigos e família no final da vida. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos, que estão desolados com a perda dessa mãe e avó extraordinária", diz o comunicado.
Nas últimas décadas, Maggie alcançou enorme popularidade entre as gerações mais jovens. Primeiro, por interpretar a professora Minerva McGonagall nos filmes da saga "Harry Potter". Depois, por dar vida à Violet Crawley, a Condessa viúva de Grantham na série "Downton Abbey". Foi graças a este último trabalho que ela ganhou um Globo de Ouro e três Emmys.
No entanto, as lembranças de Maggie com seus trabalhos mais famosos não eram das melhores. "Sou profundamente agradecida pelo trabalho em 'Harry Potter' e 'Downton Abbey', mas não é o que chamaria de satisfatório. Eu realmente não sentia que estava atuando nessas coisas", disparou ela em 2019 em entrevista à revista ES Magazine.
A atriz também reclamou publicamente dos longos processos de gravação e caracterização para produções desse porte. "Eu achava exaustivo usar aqueles chapéus. Eles são os mais pesados do mundo. Eu tinha um chapéu, parecia o Albert Hall, era muito grande e pesado. Eu fiquei na neve por uma semana com aquele chapéu para 'Harry Potter' e sentando dia após dia no trailer com aquilo. Isso não deixa ninguém feliz", afirmou.