Em 'Tieta', Arturzinho (Marcos Paulo) é falado com frequência pelos moradores da região, no entanto, ainda levará um tempo para ele aparecer na reprise do Vale a Pena Ver de Novo.
O retorno do rapaz irá gerar uma grande reviravolta na novela. Vale lembrar que o filho do coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura) surgiu na primeira fase, e depois disso sumiu sem dar explicação.
Em breve, ele voltará à cidade sob identidade de Mirko Stephano, na intenção de instalar em Mangue Seco uma fábrica altamente poluente da empresa multinacional Brastânio.
Durante seu retorno, ele se envolverá com Tonha (Yoná Magalhães), por quem nutriu uma paixão na juventude. Os dois começam a ter uma relação quando Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) morre, o que libertará a mulher da prisão de viver com o pai de Tieta (Betty Faria)
Na trama de Aguinaldo Silva, Arturzinho foi o responsável pela morte da mãe, motivo que fez com que Artur da Tapitanga odiasse o filho.
O segredo virá à tona somente nos últimos capítulos. No desfecho, descobre-se que Artur matou o filho. Filó (Cristina Galvão) armará para que o patrão escape do crime e, no final, se case com ele.
Exibida originalmente na Globo entre 1989 e 1990, a novela Tieta foi escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, e teve direção-geral de Paulo Ubiratan.