A temporada de Outono já começou e estamos no auge da estação, marcada por dias mais amenos e também clima mais seco. Com ela, é comum acontecerem algumas mudanças na rotina de beleza, como a escolha de um novo perfume.
Ao conhecer melhor segredos e truques de beleza relacionados aos perfumes no Outono, você consegue escolher o produto idela para transmitir ainda mais sua personalidade. Ao Purepeople, o sommelier de fragrâncias Ricardo Assi, da L'Oréal Luxo, conta tudo o que você precisa saber!
"As estações do ano falam muito sobre o clima e como ele muda a cada momento. Então, a escolha de fragrâncias tem que ser com base na melhor afinidade, conexão ou harmonia da sua construção olfativa, junto a temperatura, clima, além da mensagem que quer passar naquele momento", indica o especialista.
O outono é uma estação que está começando a esfriar, ou seja, tem menos calor e menos temperaturas elevadas. "Assim, as fragrâncias mais marcantes se tornam ficam mais equilibradas, já que as notas marcantes precisam de calor para volatizar", explica Assi.
"Notas amadeiradas, de couro, algumas especiarias, florais mais quentes e ambaradas são ideais para essa época do ano. Além de trazer a sensação de intimismo, elas ficam mais próximas à pele e criam uma sensação mais poderosa, marcante e muito mais intensa", completa o sommelier.
Outro ponto pouco conhecido é que a projeção e a fixação do perfume podem mudar na meia estação. "Como é um clima mais seco, a pele fica mais desidratada e a pele desidratada não absorve a fragrância em profundidade", detalha o beauty expert.
Isso acontece porque, quando há falta de hidratação, a pele esquenta mais e faz com que o perfume evapore muito mais rápido do que deveria. "Ou seja, uma pele hidratada é igual a pele perfumada e por mais tempo", destaca Assi.
Sabendo disso, um bom hidratante se torna um aliado perfeito de quem quer seguir perfumada no Outono. "Minha dica é que após sair do banho, com o corpo ainda úmido, aplicar uma camada de hidratante, de preferência sem cheiro. Assim que sentir que a pele começou a absorver o produto e ficar hidratada, coloque o perfume por cima, dessa forma, com certeza, o cheiro dura muito mais tempo", indica o sommelier de fragrâncias.
Com de dias mais frios, as roupas também ficam mais pesadas. E qual será a forma certa de usar o perfume com casacos, suéteres e mais peças de frio?
"Perfumes que são mais intensos, concentrados e com construção olfativa mais marcantes precisam de mais calor para volatilizar e deixar o rastro do cheiro. Por isso, o ideal é aplicar essas fragrâncias diretamente na pele porque elas vão precisar do calor da sua pele para poder criar essa performance e durar por mais tempo. Ao aplicar na roupa, o cheiro estará lá, mas ele apenas fica próximo a roupa e não deixa o rastro do perfume, que é o que queremos", diferencia Assi.