Ana Paula Arósio já somava 12 anos de Globo, onde fez sua estreia após ser alvo de disputa entre a emissora e o SBT, quando foi anunciada como protagonista da novela "Insensato Coração" (2011) de Gilberto Braga (1945-2021). Inicialmente, a produção se chamaria "Lado a Lado" (título usado em trama de 2012/2013, de João Ximenes Braga e Claudia Lage). O nome de Ana Paula como protagonista já aparecia em junho, quando lançou "Na Forma da Lei".
Como se sabe, aquele seria o mais recente trabalho da artista na TV. Acontece que muita coisa aconteceria dali para frente e uma atriz em ascensão na época acabaria herdando o papel de Ana Paula. A novata em questão, curiosamente, também iniciou sua trajetória na telinha do SBT, porém em um programa de Celso Portiolli e não na dramaturgia.
O Purepeople retorna a 2010 para te contar os detalhes da saída de Ana Paula e sua substituição por uma hoje namorada de cantor famoso e sinônimo de carnaval. Ficou fácil, né? Quatro meses depois, as gravações já haviam sido iniciadas e Ana Paula cortada por não comparecer às gravações em Florianópolis (Santa Catarina).
"O diretor-geral, Dennis Carvalho, foi obrigado a mudar todo o roteiro de gravações e antecipar as cenas em que a protagonista, Marina, que seria interpretada por Ana Paula, não aparece. A atriz, por meio de sua assessoria, afirma que a decisão de sair da novela foi "uma resolução pessoal e particular", disse "O Estado de S.Paulo" relatando fatos ocorridos no dia 13 de outubro de 2010.
Já a "Folha de S.Paulo" reforçou que após o corte, a Globo queria dar um "castigo" em Ana Paula, não a escalando para trabalhos futuros. Após sete dias, os jornais voltaram a tratar do assunto, agora com a definição do nome: Paolla Oliveira.
Naquele momento, a atriz estava nos elencos da série "Afinal, o Que Querem as Mulheres?" e "As Cariocas" e foi pega de surpresa. "As pessoas em volta começaram a falar, até que um jornalista ligou para a minha agente", disse. E Gilberto Braga mostrou-se revoltado com a falta de Ana.
"Esse é um assunto que não me agrada. Ela foi antiprofissional. O que posso dizer é que estou muito feliz com a escalação da Paola", resumiu para a "Isto é Gente". Outro autor de "Insensato...", Ricardo Linhares relatou espanto e tristeza, além de afastar que o corte de cabelo curto não tenha agradado Ana Paula, o que teria motivado sua saída da novela. A mesma revista diria em novembro que a atriz chegou a Floripa dia 12 à noite e na manhã seguinte deixou a cidade sem explicações.