A variedade cada vez maior de perfumes masculinos no mercado faz com que eles sejam procurados também pelo público feminino, seja nas versões nacionais ou importadas.
"Algumas fragrâncias masculinas costumam ter uma alta dosagem de notas florais, doces, mais quentes e sensuais que acabam criando um código olfativo muito feminino. Então, as mulheres que não gostam tanto de fragrâncias doces, florais e que imprimem toda essa personalidade, acabam migrando para fragrâncias masculinas", explica ao Purepeople o sommelier de fragrâncias Ricardo Assi, da L'Oréal Luxo.
Segundo o especialista em perfumaria, nesses perfumes é possível "encontrar frescor, conforto, sensação de limpeza, e de bem-estar", e fugir de toda essa característica mais doce, "muito comum dentro de fragrâncias femininas", acrescenta Assi.
Segundo o beauty expert, as fragrâncias mais aromáticas e aquáticas - queridinhas de nomes importantes do esporte, por exemplo - têm por costume de trazer a sensação de bem-estar, de frescor, de energia e limpeza.
"Esse aspecto mais 'clean' ajuda a dar energia para enfrentar uma rotina mais longa e agitada, deixando a pessoa mais enérgica. Outra nota utilizada é a de chá branco, que traz esse aspecto aquático e herbáceo, que é mais confortável e envolvente, deixando a pessoa mais tranquila e relaxada. Então essas são famílias olfativas que costumam agradar bastante as mulheres que, na grande maioria, fogem do doce como um todo", diz.
Outra dúvida recorrente é se, por ser um perfume masculino, ele deve ser aplicado de forma diferente. "A aplicação de fragrância no geral é indicada em regiões quentes do corpo. Isso porque o perfume precisa do calor corporal ou do calor em geral para performar melhor", indica Assi.
"As fragrâncias mais frescas, delicadas, cítricas e aquáticas, por exemplo, precisam de uma menor quantidade de calor para deixar rastro, comparada a fragrâncias mais concentradas que precisam de maior quantidade de calor", destaca o sommelier de fragrâncias.
De acordo com Ricardo Assi, o que muda de um gênero para o outro são pequenos detalhes da aplicação. "Para mulheres, o ideal é aplicar no pescoço, nuca, abaixo das orelhas, colo, abdômen, dobra das pernas e dos braços e o pulso para ajudar nessa difusão mais marcante e intensa", lista.
"Já para os homens, o indicado é o pescoço, principalmente por conta da barba, a nuca e os ombros porque é uma região que tem uma musculatura muito maior e que precisa de maior irrigação de sangue, então consequentemente é uma região muito mais quente e que vai executar uma performance muito. Outras áreas são peitoral, abdômen e também dobra das pernas", diferencia Assi.
Você sabia dessas curiosidades? Fique por dentro do Purepeople para saber mais sobre o universo da perfumaria e mais temáticas de moda e beleza.