Na novela "O Rei do Gado" (1996/1997), Zé do Araguaia (Stenio Garcia) é o braço-direito de Bruno (Antonio Fagundes) e muito mais do que seu homem de confiança. Nessa reta final da trama reprisada pela terceira vez no "Vale a Pena Ver de Novo", a trama fica focada mais no assassinato de Ralf (Oscar Magrini) e sobre quem matou o gigolô (descubra aqui quem é o assassino).
Mas e após mais de 200 capítulos, o que aconteceu com Zé do Araguaia, na novela de Benedito Ruy Barbosa? O marido de Donana (Bete Mendes) teve um final feliz, assim como aconteceu com Bruno? Ou o capataz teve um final trágico, da mesma forma que o senador Caxias (Carlos Vereza)?
Se você não lembra ou assiste pela primeira vez "O Rei do Gado", o Purepeople te conta!
O bom homem teve sim um final feliz no fim da trama rural. Após tanta lealdade aos Mezenga, Zé do Araguaia conquista sua própria boiada. O capataz, claro, fica ao lado de Donana. E não é só isso. Ele ainda vai ajudar o novo patrão, Marcos (Fábio Assunção), a lidar com a administração da fazenda.
Por falar no filho de Bruno, o rapaz termina a novela com Liliana (Mariana Lima). Nessa reta final da novela, o público vai ser apresentado ainda ao verdadeiro sobrinho-neto de Geremias Berdinazi (Raul Cortez): Giuseppe (Emilio Orciollo Netto), em seu primeiro papel na TV.
É assim que Rafaela/Marieta (Gloria Pires) acaba desmascarada por completa após se passar pela parente do italiano, na novela que contou com a presença de Leila Lopes, atriz que teve um final trágico no final da década de 2000.
Exibida em 1993, "Renascer", que marcou a volta de Benedito à Globo, vai ganhar uma segunda versão em 2024, após o êxito com o remake de "Pantanal" (2022). Ainda não há elenco escalado e é bom lembrar que outras novelas do autor também foram refeitas. Caso, por exemplo, de "Paraíso" e "Cabocla".