Nos últimos capítulos da novela "O Rei do Gado", um novo personagem apareceu para movimentar a vida de Geremias Berdinazi (Raul Cortez): o seu sobrinho-neto, Giuseppe (Emílio Orciollo Netto). Na trama, a propósito, Marieta/Rafaela (Gloria Pires), cujo final você confere aqui, se passou por sobrinha de Geremias, usurpando o lugar de Giuseppe, mesmo achando ser sobrinha-neta do italiano.
Mas antes de explicar como Giuseppe surgiu na novela reprisada pela terceira vez no "Vale a Pena Ver de Novo" é bom desenrolar uns nós. Acusada de ser a assassina de Fausto (Jairo Mattos), Marieta/Rafaela é neta de Gema (Sonia Tozzi) e do segundo marido da "nona", que ficou viúva após a morte de Bruno (Marcello Antony).
Já Giuseppe sim é neto de Bruno, morto durante a guerra. Geremias só descobre o integrante da família quando embarca para a Europa. No Velho Continente, o italiano conhece seu sobrinho-neto, Giuseppe, que é neto de Gema e Bruno, e volta com ele para o Brasil, elegendo o rapaz seu único herdeiro, passando para ele a administração da fazenda, na novela que reservou uma tragédia para Regino (Jackson Antunes).
Ainda na reta final de "O Rei do Gado", Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) e Luana (Patricia Pillar) ficam juntos e algo surpreendente acontece com o assassino de Ralf (Oscar Magrini).
No final de 1996, Emílio tinha planos de embarcar para a Argentina curtir o réveillon, porém teve seus planos alterados em cima da hora. Reportagens da época relatam que no dia 27 de dezembro o ator recebeu um telefonema de Luiz Fernando Carvalho, diretor de "O Rei do Gado", para atuar na novela, que marcaria sua estreia em novelas.
Um dia depois, já estava embarcando rumo a Europa para gravar a história no exterior, onde ficou por 10 dias. "Passei horas cortando oliva, andando no campo e conversando com a gente de lá, que é muito tímida", explicou Emílio, que fez aulas de italiano para viver o personagem, que não existia na sinopse original.