Muitos cortes de cabelo têm a proposta de dar mais volume, outros oferecem praticidade ou dão mais movimento aos fios, e por aí vai. Não faltam opções. Mas se você é daquelas que costuma se perguntar se o formato do seu rosto combina com o corte que quer aderir, lembre-se que antes de mais nada a moda é livre e o importante é se sentir bem. Porém, se ainda assim você prefere apostar em cortes que funcionam mais para um tipo de rosto, como para quem tem o rosto arredondando, e sua face tem o formato oval, os cabeleireiros Rudi Werner e Anne Trentin dão algumas dicas para deixar o visual mais harmônico.
Queridinho de famosas como Katy Perry, Emma Watson e Agatha Moreira, o corte "baby bang", ou franja bebê (em português), é descolado e deixa o rosto e as sobrancelhas em destaque. Para o cabeleireiro Rudi Werner, do Werner Coiffeur, este tipo de franja é perfeito para mulheres de rosto oval. "Não pode ter vergonha de mostrar o rosto. Geralmente, são mulheres que gostam de ousar e fogem do conservadorismo", destaca Rudi, acrescentando que a franja emoldura o rosto e dá um toque moderno, ao contrário da franja boneca, que transmite um ar de menina.
De longos e bagunçados a curtinhos e alinhados. Basta uma pesquisa pelas redes sociais das famosas para notar que o Blunt bob tomou o lugar de fios extra longos. Kendall Jenner, Natalie Portman e Camila Queiroz já adotaram o estilo minimalista. A hairstylist Anne Trentin, do Jacques Janine Fashion Mall, ensina que o corte deve estar acima dos ombros e ter a base reta. "As pontas podem ser desfiadas, para dar leveza, ou retas, para ter mais peso", explica. Segundo ela, o corte é ideal para rosto oval, mas também funciona nos formatos triangular e quadrado: "Não indico para rostos redondos pois podem evidenciar ainda mais as bochechas."
Rudi Werner antecipa que o estilo shaved pegou com força total no inverno europeu. "É um estilo bem moderno e ousado, e não indico para mulheres tradicionais e clássicas. Sem dúvidas, é prático de cuidar no dia a dia. Indico que faça uma manutenção mensal e ideal que seja em mulheres de rosto oval ou triangular", explica o expert. O corte não exige o uso de máscara e condicionador, muito menos de leave-in. "Valoriza o rosto da mulher, pois fica 100% à mostra. Neste caso, tenho clientes que investem mais na maquiagem e nas sobrancelhas ao adotar o shaved, em bom português: cabeça raspada", explica o especialista.
(Por Bianca Lobianco)