Eliana faz aniversário nesta terça-feira, dia 22 de novembro, mas existe um desencontro de informação em relação a quantas primaveras ela está comemorando. Quem busca pela idade da apresentadora no Google encontra que ela nasceu em 1973 e completa 49 anos no dia de hoje. Já nas redes sociais, a eterna rainha dos dedinhos celebrou a chegada dos 50 anos.
A confusão em relação à verdadeira idade de Eliana perdura por anos e já foi alvo de muita especulação entre os colunistas de celebridades. Fabíola Reipert, por exemplo, já insinuou que a apresentadora teria nascido em 1969. A teoria de que a loira mentia a idade também foi reforçada por Claudete Troiano. "A Eliana tem 37 anos? Só? Ela tem a mesma idade há uns dez anos", disse a então apresentadora da TV Gazeta, que foi acusada de ter sido indelicada com a colega.
Na web, não faltam teorias da conspiração sobre a idade de Eliana. "Na verdade, ela mentia a idade para poder fazer parte da Patotinha [grupo que ela integrou nos anos 1980]", apontou um internauta. "Lembro que uma vez no programa da Xuxa ela comentou que tinha 18 anos e tínhamos a mesma idade", disse uma internauta de 53 anos.
Teorias da conspiração à parte, o fato é que Eliana afirma ter nascido em 1972. Em entrevista à revista Claudia, publicada em fevereiro, a apresentadora contou que a informação de que ela nasceu em 1973 não se popularizou por vontade dela, mas sim por conta de um erro veiculado em uma revista de grande circulação.
"Aos 28 anos, quando fiz o meu aniversário de 29, uma grande revista de celebridades registrou na manchete que eu faria 28. Ou seja, mantive a mesma idade depois do aniversário. Estava na capa já! Pensei 'Meu Deus, se eu falar agora, nesse momento... E é um ano apenas. Como vai ser?' Foi uma coisa respeitosa com a edição que já estava nas bancas. Ao longo dos anos, foi passando. Não fazia diferença", justificou.
Na mesma reportagem, Eliana justificou por que decidiu, finalmente, expor que tinha um ano a mais do que todos acreditavam. "Acho que a questão da idade tem muito mais a ver com como você se sente. Mas desejo comemorar meus 50 anos, de fato, com meu público, com as pessoas que me acompanham. É uma data tão linda que eu não quero que passe batida para comemorar só o ano que vem por uma questão cronológica", declarou.
Nas redes sociais, Eliana, conhecida pelos discursos feministas inspiradores, publicou um vídeo para comemorar a chegada dos 50 anos e reforçar a nova idade como uma era de ainda mais autoaceitação e amor próprio.
"Nos meus 50 anos, ao acordar, quero decidir se vou usar maquiagem ou ficar de cara limpa. Isso é uma escolha e jamais uma imposição por conta da minha idade ou pele madura. Vou me arrumar para sair, escolher se vou usar um vestido curtinho ou uma calça longa, porque ninguém pode me dizer que não tenho mais idade para tal roupa", disse Eliana.
Eliana ainda reforçou que não deixará a idade ser impeditivo para nada. "Nos meus 50 anos, quero enaltecer ainda mais o feminino, me unir mais às mulheres. Sabemos que juntas somos mais fortes. Nos meus 50 anos, vou frequentar os ambientes que me sinto confortável, acompanhada das pessoas que me sinto bem. E se alguém comentar que não é lugar para minha idade, vou ficar mesmo assim", frisou.