Tancinha (Mariana Ximenes) e Beto (João Baldasserini) terminaram separados na novela "Haja Coração" por causa do atual quadro político do Brasil. A decisão de deixar a feirante sem o publicitário, com quem chegou a se casar, decepcionando o público, partiu da alta cúpula da Globo. A informação é da colunista de TV Patricia Kogut, do jornal "O Globo", nesta quinta-feira (10).
Em reunião a portas fechadas, se avaliou que Beto, responsável por um crime e outras armações no folhetim de Daniel Ortiz, poderia, na opinião do público, ser premiado caso acabasse o folhetim ao lado da filha de Francesca (Marisa Orth). Bem no seu início, a trama das sete, substituída por "Rock Story", já havia passado por uma mudança quando Grace Gianoukas viu sua personagem, Teodora, não morrer em acidente aéreo.
'Velho Chico' também passou por mudança
Não foi só "Haja Coração" quem sofreu influência política nos bastidores. Por decisão da Globo, o deputado Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) se tornou bandido como forma de aumentar a audiência de "Velho Chico ". Na época, os autores tentaram não alterar o rumo da trama.
"Babilônia", outro folhetim das nove, também teve históricas canceladas, mas por causa do público. As cenas de beijo entre as personagens de Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg foram cortadas e só voltaram ao ar no último capítulo. Alice, personagem defendida por Sophie Charlotte, deixou de ser prostituta após pressão do grupo mais conservador de telespectadores.
(Por Guilherme Guidorizzi)