Trompe-l'oeil: o jogo de perspectiva levou a ilusão de ótica para as passarelas da Semana de Moda de Alta-Costura de Paris, que chegou ao fim nesta quinta-feira (25). Inspirada pelo movimento surrealista, Maria Grazia Chiuri, primeira mulher à frente da Dior, caprichou no preto e branco e criou modelos lúdicos com quadriculados, transparência e peças de dominó. Jean-Paul Gaultier, por sua vez, homenageou seu mentor, Pierre Cardin, em um desfile com pegada futurista, também com muito P&B e franjas. Veja outras tendências que marcaram a Haute Couture da capital francesa:
Karl Lagerfeld transformou o Grand Palais de Paris em um grande jardim e surpreendeu com sua noiva moderna. Enquanto a it-girl brasileira Camila Coelho encerrou o desfile da Ralph & Russo com um imponente tomara que caia, com direito a véu, o estilista da Chanel optou por um conjunto branco com calça, ornado com cauda e uma espécie de capa de plumas. As penas ainda deram leveza aos looks brilhosos e transparentes de Elie Saab, que levou os laçarotes em peso a seu desfile, outra tendência forte da temporada.
Do início do século XX para as passarelas da alta-costura: o voilette, pequeno véu que cobre parte do rosto, ganhou diferentes formas nos desfiles das grifes Ralph & Russo, Dior e Chanel. Por outro lado, o moderno teve espaço com as botas brilhosas de vinil, seja no modelo over the knee, de Giambattista Valli; com recortes, de Jean-Paul Gaultier; ou médio com salto de acrílico, da Chanel.
Socialite, empresária, e grande influenciadora, Kylie Jenner, envolvida em especulações sobre gravidez, já andou exibindo look com meia arrastão com cristais aplicados. A tendência foi legitimada na Semana de Alta-Costura de Paris: tanto no desfile de Zuhair Murad, quanto de Giorgio Armani, a meia-calça ganhou ar de requinte ao receber aplicações brilhosas e estamparia em tons aquarelados, respectivamente.
(Por Vanessa Nogueira)