O preenchimento labial se tornou um dos assuntos do momento depois que a influenciadora Flávia Pavanelli revelou ter optado por remover esse tratamento estético do rosto. E é possível fazer essa reversão de modo prático? Em quantos dias é possível ver o resultado com a aparência normal dos lábios?
Ao Purepeople, a médica Dra. Fernanda Nichelle, que atua diretamente com a área estética, responde essas e outras dúvidas. "Para fazer o procedimento de retirada do preenchimento labial, é necessário saber, inicialmente, qual foi produto injetado para fazer o procedimento", explica.
Segundo ela, o mais popular e seguro usado atualmente é o ácido hialurônico, ativo conhecido por sua versatilidade no universo da beleza. "Nesse caso, a retirada é feita através da injeção de uma enzima chamada hialuronidase", indica.
O procedimento costuma a necessitar apenas de anestesia local para ficar mais confortável para o paciente. "Podemos dizer que é um procedimento tranquilo e seguro, desde que a hialuronidase seja injetada corretamente e na diluição correta, a ser definida pelo médico", conta a médica, sinalizando que a quantia é personalizada individualmente.
O prazo para ver a boca com a beleza natural, sem o volume extra, também é individualizado. "Depende muito de cada pessoa, alguns pacientes evoluem com o edema e hematomas por aproximadamente 7 dias. Outros conseguem voltar ao normal em até 72h", afirma Dra. Fernanda.
A especialista ainda faz um alerta importante sobre contra-indicação do procedimento de retirada. "Importante ressaltar que pessoas com alergia a picada de abelha não devem fazer uso de hialuronidase, pois existe um risco grande de acontecer um choque anafilático e até um possível óbito. Caso, mesmo sabendo dos riscos, optem por fazer mesmo assim, elas devem fazer o procedimento em um hospital com equipe médica pronta para atendimento e reversão de qualquer efeito adverso", aponta.
Apesar de serem menos comuns e também menos seguros, PMMA e do silicone também acabam sendo usados para preenchimento labial. "Nesses casos, a remoção é feita através de exérese cirúrgica. Nela, existem alguns riscos inerentes a um procedimento cirúrgico e também a resultados inestético", diferencia.
A especialista também faz o alerta sobre a busca cada vez mais recorrente pelo preenchimento: é importante saber se você pode, de fato, passar por esse procedimento estético. "A contra-indicação é para gestantes, pacientes alérgicos ao produto, infecções no local e dependendo do caso, pacientes com doença autoimune reativa", lista Dra. Fernanda.