Shakira irá enfrentar a Justiça espanhola na segunda-feira (20). A cantora é acusada de fraudar 14 milhões de euros (mais de R$ 73 milhões) em impostos e pode pegar uma pena de até oito anos de prisão. Em sua defesa, a colombiana conta com o testemunho de diversas pessoas, inclusive seu ex.
A imprensa espanhola espera que Shakira compareça ao primeiro dia de audiência. Ao todo, o julgamento da cantora deve durar até o dia 14 de dezembro. Neste período, 117 testemunhas e oito peritos devem falar no julgamento.
Shakira não mora na Espanha desde o divórcio de Piqué, no fim do ano passado. Apesar disso, a cantora voltará ao antigo país para se defender das acusações. Para isso, ela também chamou um time de peso para depor a seu favor.
Segundo a imprensa espanhola, irão depor a favor de Shakira trabalhadores de estabelecimentos em Barcelona, como cabeleireiros, hotéis, bares e restaurantes frequentados por ela, seu motorista, ginecologista, professores de zumba e sua estilista.
Além disso, nomes importantes da música também ajudarão Shakira, como empregados da Live Nation Espanha, o CEO da Sony Music na América Latina, Afo verde e a presidente da companhia, Amanda Ghost, seus empresários, produtores e coreógrafos.
Por fim, Shakira contará com seu ex-namorado, Antonio de la Rúa, em sua defesa. Os dois ficaram juntos por 11 anos e se separaram pouco tempo antes da cantora engatar o namoro com Piqué.