O "The Great Show", mega desfile da Dolce & Gabbana, grife queridinha de famosas como Bruna Marquezine, foi cancelado na China após a reação negativa de chineses, incluindo celebridades, à campanha digital da grife. O show já estava nos preparativos finais e, de acordo com a imprensa internacional, foi cancelado à pedido do Escritório de Negócios Culturais da China. A série de três vídeos foi publicada no Weibo, uma rede social chinesa semelhante ao Twitter: além da modelo chinesa tentar comer pizza, macarrão e uma tradicional sobremesa italiana com o par de palitos, o narrador diz: "Ainda é muito grande para você, não?". Com isso, a onda de boicote aconteceu. Muitos internautas consideraram a campanha racista e afirmaram que a cultura chinesa foi banalizada.
A polêmica ficou maior quando o perfil Diet Prada publicou um print screen de uma conversa entre o perfil de Stefano Gabbana, um dos estilistas da grife, e uma seguidora da página, Michaela Tranova. Nas mensagens, o estilista supostamente se defende das acusações de racismo, dizendo que o vídeo se refere à um "tributo", pois "todo mundo sabe que chineses comem usando hashi". Além disso, nas conversas, Stefano aparece dizendo: "A partir de agora, em todas as entrevistas internacionais que eu fizer, vou dizer que a China é um país de merda". Mais tarde, o estilista disse que sua conta de Instagram foi hackeada. "Minha conta do Instagram foi hackeada. Meu escritório legal está trabalhando nisso. Eu amo a China e a cultura chinesa. Eu sinto muito pelo que aconteceu", publicou.
Após toda a polêmica, a Dolce & Gabbana, que desfilou pela última vez em Milão, publicou um comunicado no Instagram que dizia que a conta da marca, assim como a de Stefano Gabbana, foram hackeadas. Sobre o cancelamento do desfile, a grife disse. "Nosso sonho foi trazer um tributo pra Xangai dedicado à China que contaria nossa história e visão. Não era simplesmente um desfile, mas algo que criamos especialmente com amor e paixão para China e para todas as pessoas ao redor do mundo que amam Dolce & Gabbana. O que aconteceu hoje foi muito triste não só para nós, mas também para todas as pessoas que trabalharam dia e noite para fazer esse evento acontecer. Do fundo do nosso coração, gostaríamos de expressar nossa gratidão a nossos amigos e convidados".
(Por Beatriz Doblas)