Joelma e Ximbinha se enfrentam numa batalha judicial. O objeto do processo, que corre em segredo de Justiça, é o valor da pensão alimentícia da filha caçula do casal, Yasmin, atualmente com 17 anos. Os artistas se separaram em 2015.
Atualmente, Yasmin vive com a mãe. Yago, outro filho da cantora mora com Ximbinha. O rapaz, de 26 anos, é fruto do relacionamento de Joelma com o advogado Robson Cristiano Leão Matos. Ele, porém, foi criado, desde pequeno, pelo guitarrista e o considera seu pai.
Em um comunicado enviado à imprensa, a assessoria de Ximbinha negou as acusações e informou que ele "sempre foi e continua sendo um pai muito presente na vida de todos os filhos e que nunca deixou de prover as necessidades deles, bem como de sua filha Yasmin".
A nota citou ainda o fato de Yago morar com o músico, que "exerce o papel de pai e mãe" do rapaz. "Ximbinha tem os seus filhos como o bem mais precioso em sua vida, jamais deixaria que algo lhes faltassem", disse o texto, que continuou:
"Em relação ao processo de pensão alimentícia, a matéria está sendo discutida em processo judicial, que corre em segredo de Justiça".
Além de Yago e Yasmin, Joelma é mãe de Natália, de 31 anos. Ela é fruto de um relacionamento antigo da paraense.
Em entrevista recente, Joelma desabafou sobre a relação complicada com o ex-marido. A ex-integrante da banda Calypso revelou que o músico, além de não pagar pensão para a filha do casal, tentou impedir que Joelma realizasse sua nova turnê, chamada "Isso é Calypso".
Segundo Joelma, Ximbinha tentou impedir que os shows fossem realizados por utilizarem o nome da antiga banda, composta pelo casal entre 1999 e 2015. Após um divórcio litigioso, que desencadeou no fim da dupla, a atual ação do guitarrista gerou um novo processo judicial.
Ximbinha alega que Joelma não teria permissão para usar o nome da banda ou cantar músicas do grupo, uma vez que os direitos pertenceriam a ele. No entanto, uma decisão judicial já assegura que a cantora possui direitos iguais no uso e distribuição dos produtos da Calypso.