Cuidar da pele durante o verão é essencial, mas os cuidados com a cútis podem (e devem!) começar antes da exposição solar frequente! É que o sol, apesar de garantir aquele bronzeado incrível, também pode causar manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele a longo prazo. Protetor solar oral, filtro solar tópico e uma boa alimentação são dicas que a dermatologista Sara Bragança contou para a gente. Veja os detalhes para caprichar no skincare!
O protetor solar oral é muito utilizado por quem têm fotossensibilidade e patologias sensíveis ao sol, mas também por quem tem melasma e não quer sofrer os danos solares. Segundo a dermatologista, o produto pode ser encontrado pronto ou manipulado, em forma de cápsulas. "É feito a base de uma planta derivada da samambaia, chamada polypodium leucotomos. Ela tem um potencial muito grande de proteger a nossa pele para que não tenha tanto estímulo à melanina com as radiações UVA e UVB". Para que as cápsulas façam efeito, o ideal é começar a tomar um mês antes ou, dependendo da pessoa, alguns dias antes das exposições solares frequentes, por um período de cerca de três meses. No entanto, a especialista alerta que o protetor solar oral é um plus de proteção, e o filtro tópico não deve ser deixado de lado. "Não é para ser usado sozinho. O uso do protetor solar na pele é fundamental".
A escolha do protetor solar é superimportante e deve ser feita antes de começar a exposição solar. A dermatologista explica que o tipo do filtro é de acordo com o fototipo e tipo de pele, ou seja, oleosa, acneica, seca, normal ou madura. "Existem vários tipos: creme, gel, sérum, toque seco, efeito matificante, protetor com clareador, protetor com antioxidante. O importante é aplicar diariamente pela manhã e reaplicar a cada 2 horas enquanto estiver exposta ao sol", recomenda.
A alimentação tem uma relação direta com a saúde da pele. Por isso, não esqueça de beber água e capriche nos legumes e nas verduras cruas, que são mais ricas em vitaminas do que quando cozidas. "Evite bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e frituras, pois aumentam a oleosidade da pele e o aparecimento de acne", indica a dermatologista.
Para quem adora cuidar da pele com tratamentos de beleza, é preciso ficar atenta aos que estão liberados e aqueles que podem sensibilizar a pele. Sara expica que os preenchimentos, como a toxina botulínica, a hidratação facial, o peeling de diamante, o peeling de cristal, a limpeza de pele, a radiofrequência e o ultrassom microfocado estão liberados antes e durante o verão. Os que devem ser evitados são os peeling químicos, o Co2 fracionado, o jato de plasma e outros procedimentos que necessitam de um período maior de recuperação da derme.
(Por Beatriz Doblas)