Paulo Gustavo está internado com Covid-19 na UTI de um hospital do Rio de Janeiro desde o dia 13 de março. Médica e amiga pessoal do artista, Susana Garcia, que já detalhou o dia a dia de Paulo após ser intubado, contou como o ator chegou à emergência do centro médico. "Ele já chegou com a saturação baixa, com falta de ar e com uma parte do pulmão comprometida. Ele ficou vários dias assim, na luta tentando fazer com que esse pulmão melhorasse essa inflamação, e ele não precisasse ser intubado. Mas chegou o momento que os médicos viram que ele não deu essa virada e ele precisou ser intubado", descreveu em entrevista ao "Fantástico".
Antes de ser sedado para a intubação, Susana contou que Paulo falou sobre os dias que passou internado. "Ele virou e falou: 'Susana, se eu pudesse agora, eu queria mostrar para os brasileiros, mostrar para todo mundo, o quanto essa doença faz a gente sofrer, o quanto está difícil o que eu estou passando aqui, o quanto é importante as pessoas se cuidarem. Porque isso aqui não é brincadeira, é muito sofrimento. Só quem passa por isso aqui é que sabe'".
E voltou a citar a breve despedida do artista ao marido, Thales Bretas, que o acompanha diariamente no hospital: "Antes de ser intubado ele olhou para o Thales e falou: 'Te amo. Até já'".
Infecção fez Paulo Gustavo precisar de pulmão artificial
Susana revelou, ainda, que o amigo, além de enfrentar a Covid-19, teve seu pulmão ainda mais comprometido por uma bactéria. "Ele teve algumas complicações, sendo que uma foi uma infecção que ele teve que foi o momento em que o pulmão, que já estava inflamado pelo Covid, também ficou infectado por uma bactéria. Foi quando os médicos foram pro passo seguinte que é a ECMO, que é esse pulmão artificial, pra deixar o pulmão dele descansar, pro pulmão dele desinflamar e acabar com a infecção", explicou.
Com otimismo, Susana Garcia garantiu: "Ele está estável, ele está bem, ele tem uma equipe muito empenhada, eficiente, uma equipe que é otimista, muito dedicada e entregue a ele. Ele está agora em uma reta para cura. Ele vai curar, vai sair de lá e fazer a gente rir muito ainda".
Marido de Paulo Gustavo aposta em 'renascimento'
Thales Bretas, marido do humorista, também conversou com o "Fantástico" sobre a internação de Paulo Gustavo. "Nesse momento, a gente está vivendo um período um pouco difícil, né? Com muitos altos e baixos. Quem já passou pela Covid e ficou hospitalizado, sabe como é a doença. É uma doença muito séria. É muito perigosa, sorrateira. O Paulo é um cara super saudável. A gente estava se cuidando muito. Mas se o coletivo, se todo mundo não se cuidar, se preservar, fazer isolamento social, usar máscara e fazer todas as medidas direitinho, acaba contaminando e ajudando a espalhar essa infecção pra todos", lamentou.
E assim como já tinha feito em suas redes sociais ao desmentir fake news sobre a morte do ator, Thales voltou a falar em "renascimento". "Eu acredito que esse renascimento está cada vez mais próximo. Então, eu queria encher o coração de vocês de esperança, agradecer todas as orações e dizer que, em breve, nosso amado Paulo Gustavo vai estar de volta na minha família, na telinha de vocês e no coração de todo mundo que está torcendo por ele", avisou.
(Por Carmen Moreira)