![](https://static1.purepeople.com.br/articles/5/60/25/@/48485-s-580x326-1.jpg)
![Purepeople](https://static1.purepeople.com.br/build/pp_br/logo_brand_ads.28cc10ac.png)
O sucesso do marido, Mateus Solano, que interpreta o gay enrustido Félix em "Amor à vida", deixa Paula Braun ainda mais animada para voltar à TV depois de três anos, já que sua última aparição foi em "Malhação", em 2010. De volta e logo para uma trama no horário nobre, a atriz interpreta Rebeca, uma judia criada em uma família tradicional ortodoxa que precisou se desgarrar da religião para estudar medicina. Em entrevista ao Purepeople, Paula falou sobre o retorno à TV, a composição da personagem com uma forcinha da sogra, além do elogiado trabalho do marido, Mateus Solano.
"Mateus é um excelente ator. Dá vida e profundidade aos personagens que faz. Eu gosto muito do trabalho dele e acho que está fazendo um belo trabalho com o Félix", diz a atriz, orgulhosa da participação do marido em um papel muitas vezes tratado como tabu na televisão.
Na novela, Félix é casado com Edith (Bárbara Paz) para manter as aparências e tem um filho, Jonathan (Thalles Cabral). Logo no início do folhetim, ele acaba flagrado pela mulher com outro homem. Paula afirma que se acontecesse com ela a mesma coisa na vida real, viveria a situação sem qualquer drama.
"Ser gay é apenas gostar de pessoas do mesmo sexo. Simples, não tem tabu. E se eu tivesse um marido enrustido há anos, o principal enganado na história seria ele mesmo. Tenho certeza que, se eu o amasse, diria para ele ir viver isso, ser feliz. Agora, se eu descobrisse um marido mentiroso e mau-caráter, aí sim eu sofreria", diz.
Agora inserida na mesma novela, junto com o marido, Paula conta que compôs o personagem com laboratórios em hospitais e assistindo a seriados americanos. Entre eles, 'Grey's Anatomy', 'House', 'E.R'". Tudo para aperfeiçoar a médica que veio de uma tradicional família judaica.
"Eu sei que toda a educação que ela teve está, de certa forma, presente na vida dela. Então estudei o judaísmo, li sobre a história, as perseguições, as peregrinações. Tive conversas com amigos judeus e minha sogra, que é judia. Fiz também um workshop no Copa D'Or, e já tinha feito para um outro trabalho (no filme 'Amanhã Nunca Mais') um laboratório no Einstein em São Paulo, onde acompanhei cirurgias", conta Paula, bastante entusiasmada com o retorno à TV: "É muito bom. É um campo que explorei muito pouco ainda, então tenho muito respeito e vontade de aprender".
Casados desde 2011, Paula e Mateus são pais de Flora, de 2 anos. Os dois estão na mesma novela, mas a atriz garante que a rotina puxada não atrapalha na maternidade. Ela também revela que não passa tanto tempo grudado com o marido, já que os horários de trabalho são diferentes.
"Flora está acostumada com a mãe e o pai trabalhando, tem uma ótima base familiar cheia de amor para saber que a gente sempre volta para dar todo o carinho e cuidado que ela merece. E depois ela tem a Jô, que é muito mais que uma babá, é uma pessoa da família que ela ama e em quem eu confio cem por cento".
Além de trabalhar na mesma novela, o casal também está junto no teatro. Paula fez sua estreia como autora na peça "Do Tamanho do Mundo", na qual Mateus protagoniza, e que fica em cartaz até o dia 8 de agosto, no Teatro do Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
"Adorei ter tido essa oportunidade, sempre escrevi, mas nunca tinha assinado um texto de teatro sozinha. O processo foi colaborativo, então tem dedo de todo o elenco e da direção. E nunca fiquei tão nervosa com uma estreia em toda a minha vida! É uma responsabilidade imensa, não é brincadeira, tem que ser feito com respeito e muita dedicação. Eu jurei para mim mesma nunca mais mudar texto de autor nenhum!", diverte-se.
(Por Raquel Brandão)