
Papa Francisco, internado há quase uma semana com pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana, preocupa muita gente com seu estado de saúde e, segundo um jornal britânico, 'estaria morrendo'. Mas essa não é a primeira vez que o líder religioso enfrenta um estado de saúde delicado.
Em 2021, o Papa Francisco, cujo nome verdadeiro é Jorge Bergoglio e impressiona com fotos antigas, sofreu com um caso de diverticulite. Na época, segundo o g1, o seu quadro de saúde delicado teria sido causado por uma dieta super calórica, justamente também pela falta de exercícios físicos.
Desde que chegou ao Vaticano em 2013 e virou Papa, Francisco teve um notável ganho de peso. De acordo com informações da mídia, ele é apaixonado por pizza, empanadas e alguns doces argentinos, que constantemente faziam parte da sua dieta. O fato de pouco se exercitar também contribuiu para a falta de saúde física do religioso.

Em janeiro de 2020, o jornal italiano Corriere della Sera informou que o Papa Francisco estava seguindo uma dieta mais saudável para tentar perder até 8 kg. O motivo para isso seriam as fortes dores nas costas provocadas pelo nervo ciático, mas ele acabou enfrentando um quadro ainda mais delicado de saúde e teve que realizar uma cirurgia.
Em 2021, Papa Francisco foi diagnosticado com diverticulite, causada principalmente por sua dieta nada saudável até então. A condição, que se caracteriza por uma inflamação/infecção em pequenas bolsas na parede do intestino grosso, levou o líder religioso, hoje internado novamente, a passar por uma cirurgia delicada.
Na época, em junho daquele ano, Jorge Bergoglio passou por uma cirurgia delicada de cerca de 3 horas para a remoção de parte do seu cólon [intestino grosso]. Segundo informações da época, cerca de 10 médicos estavam no bloco cirúrgico no momento do procedimento, que correu bem.