Um comentário feito por Faustão em seu programa no último domingo está gerando revolta na internet entre a comunidade negra. Na atração, o apresentador disse que a dançarina Arielle Macedo, integrante do corpo de balé que acompanha Anitta, tem "cabelo de vassoura de bruxa". A bailarina em questão é negra e tem o cabelo no estilo black power.
A opinião foi dada quando Faustão relembrou com Anitta o episódio em que Arielle contou no "Domingão" que a cantora obrigava suas dançarinas a sentirem o cheiro de seu pum dentro da van, nas viagens para shows. "Ah, lá. Arielle com cabelo vassoura de bruxa", disse o apresentador no programa, para a revolta da comunidade negra.
"Sim, ele falou. Era tom de brincadeira, mas em rede nacional. Numa fala completamente despercebida, Faustão soltou naquele tom debochado (nada engraçado) de sempre", comentou no Facebook o grupo "Ofensiva Negritude". "O tom pejorativo da brincadeira consegue ofender diversas pessoas que estão fazendo a transição para o cabelo black ou as pessoas que já o possuem".
"Não podemos ter apresentadores de TV, num domingo (todas as idades em casa) de ibope alto, falando dessa maneira, tendo em vista a representação estética que sua fala possui", comenta a "Ofensiva Negritude", pedindo uma retratação pública de Faustão no próximo programa.
O grupo "Cacheando em Salvador" também comentou o episódio. "Fausto Silva destilou todo seu racismo contra uma das dançarinas da cantora Anitta", pontua. "Não aceitamos mais que nos seja imposto os padrões eurocêntricos de beleza! Não iremos tolerar que racismo seja reproduzido em nenhum ambiente e muito menos em grande mídia".
Procurada por Purepeople, a assessoria de imprensa do "Domingão do Faustão" informou por meio de nota que o apresentador não teve a intenção de ofender Arielle. A assessoria não soube dizer se Faustão pretende comentar o assunto no próximo domingo.
"Fausto Silva não teve, em nenhum momento, a intenção de diminuir ou ofender seus convidados. O apresentador sempre foi conhecido pelo seu bom humor e sua irreverência. Durante todos esses anos, seu programa ajudou a divulgar campanhas e ações pautadas na ética, na promoção e no respeito à diversidade. E sempre repudiou qualquer ato de racismo ou outro tipo de discriminação", afirma o comunicado oficial.