Copa do Mundo 2030: Saiba por que o torneio será disputado em seis países diferentes
Publicado em 4 de outubro de 2023 15:41
Por Nathalia Duarte | Notícias dos famosos, celebridades do esporte e TV
Fã de música pop e latina. Gosta de filmes e séries 'escondidas' na Netflix e de memes de subcelebridade.
A Copa do Mundo 2030 vai ser realizada em seis países diferentes. Entenda o que motivou a decisão da FIFA.
Copa do Mundo 2030 será disputada em seis países Copa do Mundo 2030: primeiro jogo será disputado no Estádio Centenário, no Uruguai Copa do Mundo 2030: Na América Latina, jogos serão disputados na Argentina, Paraguai e Uruguai Copa do Mundo 2030: A Argentina é a atual campeã da Copa do Mundo Copa do Mundo 2030: Uruguai é o atual campeão Sub 20 da Copa do Mundo
Veja + após o anúncio

Enquanto as seleções estão disputando as Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, os países-sede do Mundial de 2030 já foram definidos. Nesta quarta-feira (04), a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou que Argentina, Uruguai e Paraguai foram os escolhidos - ao lado de outros três países.

Ainda de acordo com o órgão, a abertura da Copa do Mundo 2030 será no Uruguai, no Estádio Centenário. A primeira fase da competição também será disputada nos outros dois países do continente, incluindo na atual campeã, Argentina.

O restante da Copa do Mundo 2030 será disputada em Portugal, Espanha e Marrocos. Segundo a Conmebol, a divisão do torneio entre os países é uma maneira de honrar o histórico do continente no futebol. Vale lembrar que, atualmente, a América Latina possui os títulos da Copa do Mundo e da Copa do Mundo Sub 20.

"Mais detalhes serão dados pela organização e pela própria Fifa. Mas é um feito histórico, e a Conmebol está feliz. Estamos honrando a memória dos que nos antecederam. E hoje estamos à altura de agradecer de volta a confiança que a Fifa e nossos colegas nos deram nessa data histórica", explicou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Por que a Copa do Mundo 2030 será em seis países?

De acordo com um comunicado divulgado pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, a decisão de realizar o torneio em seis países diferentes se deu como uma maneira de comemorar o centenário do torneio.

"Em um mundo dividido, a Fifa e o futebol estão unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, entrou em acordo de forma unânime para celebrar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi jogada no Uruguai em 1930, da forma mais apropriada possível. Como resultado disso, a celebração irá acontecer na América do Sul, em três países: Uruguai, Argentina e Paraguai. Cada um deles organizará uma partida da Copa do Mundo 2030", afirmou.

"A primeira partida, obviamente, será jogada no estádio em que tudo começou: o mítido Centenário de Montevidéu. Isso será precisamente para celebrar o centenário da Copa do Mundo da Fifa".

"O Conselho da Fifa também entrou em acordo de forma unânime para considerar vencedora a candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos para ser sede da Copa do Mundo 2023. Dois continentes, Europa e África, unidos não só em uma celebração do futebol, mas também promovendo coesão social e cultural. É uma grande mensagem de paz, tolerância e inclusão", finalizou.

Onde vai ser a Copa do Mundo 2026?

A Copa do Mundo 2026 também acontecerá em países diferentes, porém mais próximos um do outro. México, Canadá e Estados Unidos foram os eleitos para sediar o próximo Mundial. Após mais de 20 anos com o torneio sendo disputado por 32 seleções, a próxima Copa do Mundo terá 48 países em busca do título máximo do futebol.

Ao todo, 16 cidades vão receber partidas. A final está marcada para 19 de julho de 2026. As outras datas ainda não foram definidas.

Palavras-chave
Famosos Internacionais Entretenimento Principais notícias Esporte Copa do Mundo
Sobre o mesmo tema
'Família por Escolha': saiba quando estreiam os próximos episódios do dorama, que pode ser visto de graça no Viki
'Família por Escolha': saiba quando estreiam os próximos episódios do dorama, que pode ser visto de graça no Viki
14 de outubro de 2024
Caso Rafael Miguel: como será o julgamento do assassino do ator de 'Chiquititas' e de seus pais cinco anos após o crime brutal?
Caso Rafael Miguel: como será o julgamento do assassino do ator de 'Chiquititas' e de seus pais cinco anos após o crime brutal?
10 de outubro de 2024
Notícias similares
'Toda vez que a gente agendava ele era preso': por que Mike Tyson foi a maior frustração na carreira de Maguila?
'Toda vez que a gente agendava ele era preso': por que Mike Tyson foi a maior frustração na carreira de Maguila?
24 de outubro de 2024
Luto no futebol: morre zagueiro Izquierdo, aos 27 anos, após seis dias de internação; jogador do Flamengo lamenta
Luto no futebol: morre zagueiro Izquierdo, aos 27 anos, após seis dias de internação; jogador do Flamengo lamenta
28 de agosto de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias