'Escrava Isaura', uma das novelas de maior prestígio da dtramaturgia, chega na segunda, 23 de outubro, ao Globoplay . A trama de Gilberto Braga, inspirado no texto de Bernardo Guimarães e que tem Lucélia Santos em um dos seus papeis memoráveis, marcou história na televisão e no cinema.
No serviço de streaming, o público poderá acompanhar na íntegra os 100 capítulos exibidos entre 11 de outubro de 1976 a 5 de fevereiro de 1977.
Para relembrar esse clássico da teledramaturgia, o Purepeople listou 6 principais curiosidades sobre a novela. Confira!
Em 2004, a novela 'Escrava Isaura' ganhou um remake produzido pela Record. A adaptação de Tiago Santiago e Anamaria Nunes contou com elenco de peso, como: Bianca Rinaldi , Leopoldo Pacheco , Patrícia França, Renata Dominguez, Paulo Figueiredo e muitos outros nomes. A versão da Record incomodou a Globo, que exibia 'Começar de Novo' no horário das sete. O último capítulo teve média de 19 pontos e picos de 23.
Na versão da Globo, Leôncio (Rubens de Falco) não imaginava que seu plano de matar Isaura (Lucélia Santos) atingiria sua esposa, Malvina (Norma Blum).
Maléfico, o vilão armou um incêndio que culminaria na morte da escrava, no entanto, ele assassinou a própria esposa, que não sabia que estava na cabana onde planejou o crime. No romance original de Bernardo Guimarães, Malvina apenas abandonou o marido.
No último capítulo da trama, Leôncio comete suicídio antes de ser preso, já Rosa (Lea Garcia), que se fingia arrependida de suas maldades, sugere um brinde a Isaura, mas acaba tomando o ponche envenenado. As mortes dos vilões não foram exibidas para o público, pois na época regrava a Censura Federal,ficando apenas na imaginação do telespectador.
Além disso, a Censura do governo federal proibiu o uso da palavra "escravo". Segundo o autor, a justificativa dos censores foi a de que a escravidão era uma mancha na história brasileira, e não deveria ser relembrada.
Campos dos Goytacazes (RJ) é a região onde foram feitas as primeiras cenas da novela. No distrito de Martins Laje, localizado na região fluminense, às margens da rodovia BR 356, existe um lugar chamado Solar dos Ayizes, que representa a "casa da Escrava Isaura". Os proprietários do local dizem que Bernardo Guimarães encontrou neste local a inspiração para escrever a história.
Com 100 capítulos exibidos, 'Escrava Isaura' conquistou a média de 46 pontos de audiência, ótimo registro na época para o horário das seis.
A novela de Gilberto Braga foi exportada para 104 países, um feito enorme para o século XX. Entre as novelas brasileiras mais vendidas, ela se mantém em sétimo lugar. Na primeira posição, destaca-se 'Avenida Brasil', com 150 países compradores.