
Essa bebê fofa no colo da mãe nasceu em 27 de março de 1963, em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Do signo de Áries, assim como Bruna Biancardi, ela vem de uma família de cinco irmãos, sendo descendente de italianos, poloneses, alemães e suíços.
Seu nome de batismo foi uma promessa realizada pelo pai da famosa, quando soube que o parto da esposa tinha sido difícil. Quando ela completou sete anos de idade, mudou-se junto com a família para o Rio de Janeiro. Como sua beleza sempre chamou a atenção, logo engatou na carreira de modelo, em 1979.
Em 1980, já estampou diversas capas de revistas do país, como a "Carinho". Já atuou nos Estados Unidos, e em 1983, a artista que é um verdadeiro ícone fashion recebeu um convite para apresentar o "Clube da Criança", na extinta TV Manchete.

Além de modelo e apresentadora, também lançou várias músicas voltadas ao público infantil, e estrelou vários filmes de sucesso. Já em 1986 ela recebeu um convite para apresentar um programa infantil na TV Globo. Se você acha que estamos falando de "Xuxa", isso mesmo, acertou!
A eterna "Rainha dos Baixinhos" possui "vários súditos até hoje" - os seus fãs! Ela tinha sua entrada triunfal nos programas em uma nave espacial, e ainda contava com o auxilio das famosas "Paquitas". Dentre os grandes filmes de sucesso, podem ser destacados "Lua de Cristal" e "Xuxa e os Duendes", no qual Debby Lagranha também participou.
O pai de Xuxa, Luiz Floriano, faleceu em março de 2017 no Rio de Janeiro. Já a sua mãe Alda morreu em maio de 2018. Xuxa trabalhou com a empresária Marlene Mattos durante 19 anos, e encerraram a parceira em 2022. No que diz respeito à vida amorosa da apresentadora, ela já se relacionou com o saudoso Pelé e o piloto Ayrton Senna.

Além disso, teve um relacionamento com Luciano Szafir, e dele nasceu Sasha Meneghel em 28 de julho de 1998. Hoje a moça está com 26 anos, e casada com João Figueiredo. Desde 2012 Xuxa namora o ator Junno Andrade.
Adepta à uma dieta vegana, a artista, que completou 62 anos no último dia 27 de março, revelou recentemente que sofre de uma doença crônica: a alopecia androgenética.
Em entrevista recente ao programa "Domingo Espetacular" da Record TV no último domingo (13), Xuxa trouxe à tona sobre o motivo que a fez passar por um transplante capilar: "Era uma coisa que eu estava me sentindo mal com aquela carequinha", disse no bate-papo. Xuxa comentou que herdou a alopecia de sua mãe.

Ela, assim como outras famosas como Maiara e Gretchen, sofrem com a alopecia. Ao "Jornal Extra", ela falou como foi o procedimento:
"Tirei cabelinhos da parte de trás da cabeça e coloquei aqui em cima, na rodelinha, e na frente, nas entradas. Fiz há uns 20 dias. Daqui a três meses, esses fios devem cair e vão nascer outros no lugar. Eu não queria ter muito cabelo, só queria ter um cabelinho legal, sabe? Que não ficasse aparecendo as falhas", revelou.