Romulo Estrela é um dos atores mais requisitados de sua geração e, hoje, brilha como um dos protagonistas da novela "Travessia", da TV Globo. No entanto, antes de se consagrar na carreira televisiva, ele passou por um grave problema de saúde, descoberto aos 24 anos.
Romulo foi diagnosticado com fibrilação atrial, o tipo mais comum de arritmia cardíaca e que resulta em um ritmo cardíaco irregular e, muitas vezes, demasiadamente acelerado. O problema traz consequências como fadiga e falta de ar e, em caso de falta de tratamento, pode gerar até um acidente vascular cerebral. Sem nenhuma sintoma da enfermidade, o ator descobriu a doença ao fazer um exame para se tornar piloto desportivo, uma paixão de família.
"Pra voar, você precisa fazer um exame médico. Aí fui ao hospital da aeronáutica, fiz o exame médico e quando terminou a bateria de exames cardiológicos, eu descobri que tinha um problema no coração. Fui pego com 24 anos, no auge da minha saúde física, mental, com essa notícia de que eu tinha um problema no coração", revelou o ator, em entrevista ao "Altas Horas", em 2018, época em que brilhava na novela "Deus Salve o Rei".
Por conta da seriedade da doença, a cardiologista sugeriu que Romulo procurasse uma emergência imediatamente. "A cardiologista virou pra mim e falou assim: 'seguinte, vou te liberar agora do hospital, mas você vai sair direto para uma emergência porque você tem um problema sério no coração'. Estava eu e meu pai, fomos pegos de surpresa, foi um choque", disse o ator.
Para tratar do problema, Romulo foi submetido a uma cirurgia. No entanto, anos depois, o procedimento precisou ser repetido porque ele negligenciou a continuidade do tratamento.
"Eu fiz duas cirurgias, uma em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, porque a primeira que eu fiz no Rio eu logo depois viajei pra morar fora do Brasil, e aí larguei mão do tratamento. Aí quando voltei, voltou a fibrilação, acabei fazendo outra cirurgia, levei o tratamento mais a sério, porque tive a notícia que se não cuidasse disso eu ia ter que tomar remédio a vida inteira, e eu tinha pânico de ter que tomar remédio a vida inteira. Acabei levando a sério o tratamento, graças a Deus, e hoje não tomo remédio nenhum, nem nada", comemorou o ator, que é casado com a empresária Nilma Quariguasi.
Na participação no "Altas Horas", Romulo aproveitou o espaço para deixar um alerta. "Tudo que é excesso é um problema na vida da gente. Álcool, cigarro, o estresse do trabalho, da rotina da vida... Se a gente não conseguir dosar as coisas, isso acaba refletindo no nosso físico, na nossa cabeça", pontuou.