O segredo da avó de Angel (Camila Queiroz), que empolga o público nas cenas quentes com Alex, será descoberto. Mais a frente, nanovela "Verdades Secretas" , Hilda (Ana Lúcia Torre) vai revelar a Oswaldo (Genézio de Barros) que o mistério que Darlene (Bel Kutner) já havia comentado com Joel (João Cunha) não tem a ver com seu passado, mas com seu estado de saúde, que não está nada bem, como informa a coluna "Telinha", do jornal "Extra".
"Os meus dias estão contados, Oswaldo. Eu tenho uma doença fatal. Eu passo a maior parte dos dias descansando, pra não fazer esforço. A pedido médico. Oswaldo, eu tenho uma doença autoimune. Sabe o que é isso?", perguntará a senhora ao amigo. "É quando o próprio sistema do organismo ataca algum órgão, como se fosse um invasor. Mas quando isso apareceu?", pergunta o aposentado.
Hilda, cuja neta vai manter um caso com o padrasto para manter o casamento da mãe, explicará tudo a Oswaldo: "Fui diagnosticada ainda adolescente. A medicina não era tão avançada, mas por algum motivo, a chave que ligou a doença, desligou. Eu sempre soube que tinha uma espécie de bomba pronta para explodir dentro do corpo. Quando casei, o conselho médico foi que não ficasse grávida, pois poderia disparar a doença. Não foi exatamente em seguida ao nascimento da Carolina, mas voltou, lutei novamente. Dizem que um mecanismo psicológico faz a doença ir e vir. Acho que eu queria tanto cuidar da minha filha, que consegui controlar".
Como a aposentada conta que está com o fígado deteriorado, Oswaldo sugere um transplante, mas Hilda discorda. "Não adianta, meu organismo rejeitaria o novo fígado, como rejeitou o meu. Além disso, já tenho idade, jovens têm prioridade na lista dos transplantes", justifica a senhora, que foi convencida por Fanny a deixar Angel voltar a ser modelo.
Hilda e Oswaldo vão morar juntos
Oswaldo sempre quis ficar com Hilda e finalmente entende o motivo de um romance nunca ter acontecido. "Há muito tempo eu penso que é triste viver uma velhice solitária. Gostaria de ter uma companhia, e você...sempre esteve próximo. Mas depois que soube da minha condição, não posso aceitar o teu pedido", diz.
Diante do dilema de Hilda, Oswaldo resolve ir morar com a mãe de Carolina, que se divorciará, para ajudá-la. "A Darlene vai casar, sozinha você não pode ficar. Esta semana ainda, eu levo minhas coisas e vou morar com você. E não tente me impedir", diz. Comovida, ela aceita a proposta e agradece o carinho do amigo.
(Por Júlio Parentes)