Depois de ter sido assassinado por Carlos (Marcelo Serrado), Martim (Lee Taylor) reaparece em espírito no Gaiola Encantado e vai demorar ainda alguns capítulos para perceber que está morto, na novela "Velho Chico". Em cenas previstas para irem ao ar no dia 26 de setembro, na última semana da trama, o jornalista pergunta a Eugênio (Severino Dacelino), o capítão do barco fantasma: "Eu morri!?! Eu não... não posso ter morrido... eu estou vivo Eugênio... o senhor também está!".
Para ajudar o novo passageiro da embarcação a se entender sua condição, Eugênio pergunta se ele não se lembra de quando entrou no Gaiola Encantado. Martim olha para as águas do rio por alguns instantes, até recordar que estava sendo perseguido por Carlos e que o viu apontar uma arma em sua direção após o acidente na ribanceira. E então que, pela primeira vez, o fotógrafo ouve o som dos disparos; parece sentir o corpo arder com os tiros, cair no rio e o sangue manchar as águas.
'A vida não se acaba quando termina...'
Atordoado, o neto de Encarnação (Selma Egrei) fica em silêncio, e o capitão continua: "Por muito tempo procuraram seu corpo pelo rio. Seus amigos, sua família, todos foram aceitando aos pouco, do jeito que podia, que ocê num tava morto, mais tinha partido...". Martim diz que precisa se despedir do pai, e Eugênio continua: "Recolhi sua alma e lhe trouxe até aqui, como era minha missão c'ocê. Levei as alma delas pro lugar onde cada uma pertencia. Seu lugar é aqui, doutor". O jornalista fica sem entender, e ele questiona: "Seu sonho não era esse? Vê esse rio correr até o mar?".
Eugênio entrega a Martim a carranca dada por Ceci (Luci Pereira) aponta na direção da ilha do cabeço: "Doutor levou a vida pra chegar aqui porque sabia que era aqui que ia terminar o que começou!". Triste, o irmão de Tereza (Camila Pitanga) diz que ainda que tinha muito o que fazer, mas o barqueiro insiste: "Seu destino é lutar por esse rio! A vida não se acaba quando termina...". "Eu morri e... esse rio vai morrer também...", comenta o fotógrafo. "Velho Chico é guerreiro, doutor! E rio que nasce guerreiro não desiste sem lutar!", Eugênio finaliza. Em seguida o Gaiola Encantado atraca na ilha, e Martim desembarca em sua última parada.
Domingos Montagner morreu no Rio São Franscisco
Após a gravação de um dos capítulos finais da trama nesta quinta-feira (15), Domingos Montagner se afogou nas águas do rio São Francisco, levado pela correnteza quando estava aproveitando o tempo de folga, na companhia de Camila Pitanga, sua parceira de cena. O intérprete de Santo dos Anjos lutou para voltar à superfície, mas acabou submergindo e desapareceu.
A morte do ator morte foi confirmada depois de quatro horas de buscas da equipe, quando seu corpo foi encontrado preso nas pedras, a 30 metros de profundidade. Domingos será homenageado no último capítulo de "Velho Chico", previsto para ir ao ar no dia 30 de setembro.
(Por Samyta Nunes)