O desaparecimento de Santo (Domingos Montagner) vai mexer com a vida de muita gente em Grotas, principalmente a de Cícero (Marcos Palmeira) e Dalva (Mariene de Castro), na novela "Velho Chico". Nos próximos capítulos da trama das nove, o pai de Miguel (Gabriel Leone) sofre um atentado e é dado como morto depois de levar 3 tiros. O povo da cidade logo culpa Afrânio (Antonio Fagundes), mas Tereza (Camila Pitanga) confronta o jagunço, pensando ter sido ele. Apaixonada pelo filho de Doninha (Suely Bispo), a arrumadeira da fazenda então enfrenta a patroa em defesa do amado e o gesto o comove, a ponto de ele querer começar uma vida nova ao lado dela.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece depois que Cicero suspende a jura de morte que fez a Santo, para que o rival faça Tereza feliz. Enquanto o agricultor sofre o atentado a tiros, o capataz do coronel enterra sua arma e chapéu no local em que Clemente (Julio Machado), seu pai, está sepultado. Como antes disso Tereza é flagrada pelo amigo de infância nos braços do amante e tem que protegê-lo com o próprio corpo para evitar o pior, ela logo deduz que foi Cícero quem atentou contra a vida de Santo, cumprindo suas ameaças, mas Dalva a enfrenta e garante que não foi ele.
Comovido, Cícero chama Dalva para uma conversa séria, e diz: "Aquilo lá que ocê disse pra Maria Tereza. Ninguém nunca fez troço bonito feito aquele por mim em toda minha vida! Verdade é que ocê é a primeira que olha e me enxerga de verdade. Sei como dizer, não, mas ocê me vê por baixo dessas casca dura que tenho de ser". Ela então declara que vê um homem bom quando olha para ele. "Num vejo jagunço, pistoleiro, num vejo morte, nem nada. Vejo um homem de muito valor", completa.
Cícero pede Dalva em casamento
De coração aberto, Cícero lembra que carrega pecados em sua história, mas Dalva o aconselhará a se desamarrar desse passado. "Tenho tentado me soltar desse peso, mas num consigo! Quando penso que consegui, vem um vendaval desse pra revirar tudo outra vez! Quando Tereza falou aquilo tudo, me arrependi de num ter matado Santo, pra ela ter razão", rebate o jagunço, mas ela argumenta: "Se arrependa, não, causa que num é esse o Cíço que eu vejo e gosto. Ainda que tenha sido um dia, hoje num é mais nem precisa mais ser!".
Ele então conta que enterrou esse passado e jurou nunca mais desenterrá-lo, e faz a proposta de casamento: "Num quero mais contar com esse Cícero de meu passado. Quero mais esse jagunço, não. Quero começá vida do zero, como quem nasceu ontem! E eu quero começar essa minha vida nova é mais ocê, Dalva, sem lembrança de Terê, sem sombra de passado nem mágoa nenhuma". Será que ele desiste mesmo de Tereza? Confira as emoções dos próximos capítulos no nosso resumo da semana.
(Por Samyta Nunes)