Na reta final da novela "Um Lugar ao Sol", Noca (Marieta Severo) vai se abrir para Lara (Andreia Horta) e justificar o abandono de Jerônimo (Thelmo Fernandes). A empreendedora tem uma conversa franca com a neta quando fica sabendo que é avó de Thaiane (Georgina Castro). "Não era o meu destino", alega a cartomante, que prevê mais sofrimento para a atual namorada de Christian/Renato (Cauã Reymond).
Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro. Noca resolve ter uma conversa franca com Lara após ser vítima de um burburinho sobre os motivos que teriam lhe levado a largar Jerônimo em Minas Gerais quando ele ainda era bebê. "Eu não abandonei ninguém. Me tomaram ele dos braços. Com um ano de idade. Eu estava na plataforma e ia seguir com o meu filho, mas eles vieram", fala, revoltada.
A fala da idosa surpreende a cozinheira, que engatará namoro com Ravi (Juan Paiva). "Como assim? Eles quem, vó?", indaga. "Você não sabe o que é um lugar de mentalidade machista, atrasada", dispara a avó de Thaiane na atual trama das nove foi espichada em mais 11 capítulos e ficará no ar assim até dia 26 de março por conta de adiamento da estreia do remake de "Pantanal" em virtude do novo surto de Covid-19.
Depois, Noca revisita seu passado em relato para a neta. "Com 15 anos, eu fui dada em casamento, feito uma coisa. Meu irmão era homem e desde cedo tinha ido para a escola, estudar, aprender. Eu fiquei ali, condenada a repetir a história da minha mãe. Aprendendo a servir os outros. Tendo que engolir, enterrar, tudo o que eu queria para mim, tudo o que eu sonhava", inicia.
Sabe o que é ter que se deitar, toda noite, com alguém que você não quer, não ama? Com 19 anos, eu pensava em morrer. Aquele não era o meu destino. Não podia ser. Toda noite eu me deitava com o meu marido pedindo a Deus para não engravidar de novo. Até que um dia, eu pensei: antes de tentar pôr fim à minha vida, eu podia tentar fugir. E foi o que eu fiz", prossegue a idosa.
Na sequência, Noca conta que tentou fugir com Jerônimo, mas fracassou. "Quando eu estava quase embarcando, eles vieram. E levaram o meu filho. O que é que eu podia, entende? O que é que pode uma mulher contra o homem mais poderoso da cidade, contra uma cidade inteira? Foi por sobrevivência. Se ficasse, eu morria", justifica.
Por fim, consolada por Lara, Noca explica que fez de tudo para enganar a si mesma sobre seu drama. "Porque não tinha volta, eu sabia. Sabia que eles nunca iam admitir que eu voltasse, que eu tivesse qualquer forma de contato com o meu filho. Uma mulher banida, proscrita é o que eu era. Eu me agarrei no que tinha sobrado", afirma.
"A cozinha. O cheiro da comida. Aquilo dependia só de mim. E foi alimentando os outros que eu me fortaleci. E achei um jeito de estar no mundo. Livre, sem cabresto", finaliza a empreendedora, que verá Lara romper com Christian/Renato ao descobrir mentira do farsante.