Mais uma mudança vai atingir a novela "Travessia": Chiara (Jade Picon) não será mais diagnosticada com a Síndrome de Münchausen. Agora, quem receberá o diagnóstico será Guida (Alessandra Negrini) alterando, assim, a sinopse original da trama de Glória Perez. Outra alteração realizada pela autora é em relação ao pai do segundo filho de Brisa (Lucy Alves).
A Síndrome de Münchausen se caracteriza pela necessidade de atenção, apresenta sintomas físicos e tem a chance de estar ligada ao prazer de mentir para as pessoas. Por conta da audiência abaixo dos 30 pontos, "Travessia" tem passado por um processo de mudanças, que atingem os núcleos principais, acelerando algumas histórias e cancelando, por outra, a entrada de alguns personagens.
Além disso, desde a estreia Jade Picon tem sido vítima de fortes críticas na web: seu sotaque carioca não agradou e seu desempenho chegou a ser considerado inferior à atuação da Mãozinha da série "Wandinha". É bom destacar, porém, que autora, diretor (Mauro Mendonça Filho) e atores aprovaram a atuação da influencer.
A tudo isso se junta um detalhe: as tramas que envolvem Moretti (Rodrigo Lombardi) vão se fortalecer nos próximos capítulos, de acordo com o "Notícias da TV". No meio disso, o pai biológico de Chiara confunde um homem com Oto (Romulo Estrela) e atropela outra pessoa.
Inicialmente, o núcleo Moretti-Guida não era parte central da novela das nove, como indicava a sinopse enviada por Glória à Globo. "Leonor e Guida são primas de Helô [Giovanna Antonelli] e sempre tiveram uma relação fraterna de competitividade. Quando descobre que Guida vai se casar em Lisboa com Moretti, seu ex-namorado, Leonor fica ressentida.
Guida convida a irmã para passar uns meses com ela em Lisboa para apresentá-la aos amigos de Moretti, mas o sentimento entre Leonor e o empresário vem à tona", apontou a autora, que prometeu entregar a síndrome rara para Chiara como forma da mimada não perder Ari (Chay Suede).
Em termos de Ibope, na segunda-feira (28) "Travessia" teve 25 pontos contra 23 da nova reprise de "O Rei do Gado" e 26 do "Jornal Nacional". Um dia depois, a novela das nove cravou novamente 25, mesmo índice do jornalístico e 19 da reapresentação.