Na novela 'Terra e Paixão ', Petra (Debora Ozório ) ficará incomodada com a presença de Dirceu (Eriberto Leão ) em seu quarto. A cena irá ao ar no capítulo de quarta-feira, 20 de dezembro.
Além de já ter tentado se aproximar de Petra, Dirceu será ainda mais invasivo. Em cenas que irão ao ar no capítulo desta quarta-feira, 20 de dezembro, o irmão de Irene (Glória Pires ) entrará no quadro da sobrinha e começará a remexer e cheirar suas roupas íntimas.
Petra ficará assustada ao vê-lo lá dentro. "O que você tá fazendo aqui?! Vai embora! Sai do meu quarto!", dirá ela.
Imediatamente, Dirceu dirá que não sairá do recinto e se colocará em frente a ela, impedindo sua saída. Em seguida, ele trancará a porta para atacá-la, mas Luigi (Rainer Cadete ) a salvará após ouvir os gritos da esposa. Na ocasião, ele estranhará ao bater na porta do quarto, mas o abusador abrirá e ela correrá para os braços do falso italiano.
Na sequência, Luigi perguntará o que estava acontecendo, mas Petra não terá reação para responder. Mais calma, ela revelará que seu abusador na infância é Dirceu.
Sem escrúpulos, após o incidente no quarto, ele tentará convencer Irene e Antônio (Tony Ramos ) de que a jovem não está bem, sugerindo uma possível internação.
Momentos depois, a agrônoma atrairá Dirceu para a beira do rio, como parte do plano de Marino (Leandro Lima ) para prendê-lo no local, o abusador perceberá a armação e tentará afogá-la. É quando o delegado e Caio (Cauã Reymond ) chegarão para defendê-la e colocar o malfeitor na cadeia.