Na novela 'Terra e Paixão ', Dirceu (Eriberto Leão ) tentará atacar a filha de Flor (Letícia Laranja), mas Petra (Debora Ozório ) a defenderá. A cena irá ao ar nos próximos capítulos.
Em 'Terra e Paixão', Petra estará pronta para o combate, diga-se de passagem, precavida com a chegada do tio Dirceu.
Como o Purepeople já havia adiantado, a filha de Irene (Gloria Pires ) lembrará o rosto do seu abusador quando o personagem de Eriberto Leão chegar à Nova Primavera.
Na ocasião, a jovem entrará em pânico por estar próximo de alguém que lhe fez tão mal. Aflita, ela contará para sua terapeuta, Marta (Kika Kalache) e Luigi (Rainer Cadete ).
A volta do tio fará a agrônoma tomar atitudes extremas. Ela entrará em pânico ao perceber que o tio está interessado em Rosa (Maria Carolina Basilio), filha de Ademir (Charles Fricks).
Irritada, a esposa de Luigi gritará que ele não deve se aproximar da menina., não satisfeita, começará a seguir os passos do homem para impedir qualquer maldade com a criança de 10 anos.
Em um determinado dia, Petra flagrará Dirceu andando com Rosa. A menina dirá que sua mãe, Flor (Letícia Laranja) encontrou com o irmão de Irene por acaso. Em um impulso, Petra levará Rosa consigo e impedirá para Flor não deixar mais sua filha perto de Dirceu.
Petra ainda contará com a ajuda de Graça (Agatha Moreira ) para colocar o bandido atrás das grades. A jovem ouvirá de Irene (Glória Pires) que a loira tinha medo de Dirceu na infância.
A herdeira de Antônio (Tony Ramos ) irá atrás da mãe de Danielzinho, que confessará que o homem a tocou sem seu consentimento. Emocionada, Petra desabafará: "Eu sempre soube que eu tinha sido abusada, Graça. Só que eu não me lembrava do momento em que aconteceu e nem de quem era o abusador. Mas agora, com a terapia, algumas memórias têm voltado. E, no último sonho, eu vi o rosto do tio Dirceu, sendo que esse sonho foi antes da chegada dele."