Estratégia costumeira na maioria de suas tramas, Gilberto Braga usou o clássico 'Quem matou?' no final de 'Paraíso Tropical'.
Com exibição inédita no Vale a Pena Ver de Novo a partir de novembro de 2023, a trama do autor traz no último capítulo a revelação do assassino da vilã Taís (Alessandra Negrini ).
Na ocasião, o capítulo começa com uma perseguição interminável de Olavo (Wagner Moura ) que se esconde na casa de sua mãe Marion (Vera Holtz ). No entanto, ele é encontrado por Antenor (Tony Ramos ) e Daniel (Fabio Assunção).
O vilão faz o irmão Ivan (Bruno Gagliasso ) de refém, mas acaba sendo coagido pelo dono do hotel Duvivier, que revela ser o pai do jovem rejeitado durante toda a trama pela mãe, Marion.
Com isso, o público descobre que Olavo matou Taís, pois a golpista o chantageou após saber do segredo de Ivan. A cena em flashback mostra Olavo dopando a irmã de Paula (Alessandra Negrini) na cozinha do seu apartamento. A vilã, então, morre asfixiada ao inalar o gás.
Após a revelação, Olavo e Ivan entram em confronto, levando os dois a atirar com revólver um contra o outro e morrendo, ambos, com os disparos.
Vale ressaltar que Gilberto Braga usou a estratégia da descoberta do assassinato em outros clássicos, como 'Celebridade' (2003), com a morte de Lineu Vasconcellos (Hugo Carvana) e o famoso 'Quem matou Odete Roitmann', de 'Vale Tudo' (1998).
'Paraíso Tropical' substitui 'Mulheres Apaixonadas ' no horário vespertino. Desde 2007, 18 atores da novela faleceram, inclusive o autor Gilberto Braga.
A trama de Manoel Carlos seria substituída por 'Salve Jorge', de Gloria Perez, mas a vênus platinada preferiu colocar uma novela mais ensolarada perante a chegada do verão.