Apaixonada por Zur (Dudu Azevedo), por quem Jaque (Fran Maya) foi abandonada na véspera do casamento, Tanya (Carolina Chalita) vai ter um final trágico na novela "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada". A serva acaba assassinada por Elda (Francisca Queiroz) na trama bíblica da Record TV, atualmente em reprise na faixa das 15h30 e que chega ao fim em outubro.
Não dá para cravar, porém, quando essas cenas vão ao ar. Após "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada", a emissora passa a reapresentar a partir do dia 2 de outubro "A Terra Prometida", protagonizada por Sidney Sampaio.
Depois de engravidar Betânia (Marcela Barrozo), mesmo ela sendo casada com Balaque (Daniel Alvim), Zur é apresentado pelo rei moabita à princesa Aviva (atriz não divulgada). E o soberano avisa ao cunhado que o escolheu para ser noivo da filha do rei Requém (ator não divulgado).
Na história, o irmão da soberana chega a discutir com o cunhado por causa do casamento. Claro que quem também não gosta da notícia é a serva da rainha, uma das novas personagens dessa fase do folhetim de Vivian de Oliveira. Tanya afirma que fará de tudo para ficar com Zur.
E ao se encontrar com Elda, a serva não pensa duas vezes e faz chantagem com a monarca. A amiga de Emma (Brenda Sabryna) ameaça a rainha de contar a Balaque que o verdadeiro pai do seu filho é Zur. Acuada, Elda responde que não vai aceitar o jogo da empregada e lhe acerta com um apoiador de metal.
Tanya morre na hora. O sumiço da serva causa desconfiança em Haya (Nicole Orsini) e em Emma. Já Zur acaba discutindo com a irmã ao saber que ela matou sua amante, na novela exibida originalmente em 2016.
Surpreendida por um grupo de homens enquanto lavava roupas em um rio com Deborah (Pérola Faria), Ana (Tammy Di Calafiori) e Joana (Rayanne Morais), a mãe de Bezalel (Igor Cosso) acaba indo parar no reino amorreu. E a hebreia repete a história de Adira (Rayana Carvalho) quando é comprada como escrava por Rishon (Roney Vilela), mesmo estando grávida do segundo filho.
Logo após dar à luz, Leila (Juliana Didone) só vê o seu drama aumentar. Assim que acaba de amamentar o filho com Gahiji (Fernando Sampaio), Rishon arranca a criança dos seus braços e parte para o comércio. A hebreia ainda tenta segui-lo, mas não consegue alcançá-lo. Já no local, o marido de Dorcas (Nina de Pádua) vende o bebê.